Pinto de Costa: “Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava”

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida.

“Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora ele me tenha dito que não o faria, e que eu devia continuar neste período difícil, merecia o meu apoio e eu não avançava, não me teria candidatado. O passado e presente e o amor que tem à cidade e ao FC Porto falam por si”, revelou Pinto da Costa em entrevista ao Jornal de Notícias.

Quanto aos putativos candidatos à sua sucessão, Pinto de Costa diz na mesma entrevista, divulgada este domingo, que qualquer candidatura seria prestigiante para o clube.

“O António Oliveira é um deles, como o Vítor Baía, o André VillasBoas ou o Rui Moreira. Qualquer um deles, se se candidatasse, seria prestigiante para o clube. Com eles estava tranquilo, não me candidatava, mas se o fizesse sentia-me prestigiado em concorrer com pessoas que têm um passado no FC Porto. António Oliveira tem todo o direito de ser crítico”, continua Pinto da Costa, que se está a recandidatar para o 15.º mandato consecutivo, encabeçando a “Lista A”.

“O Rui Moreira não é presidente da Câmara por ambição política. Ele não é político, pois se o fosse já se tinha encostado a um partido. Continua independente, porque gosta da cidade. Mas gosta também do F. C. Porto. Julgo que ser presidente das duas instituições lhe daria igual prazer, como a mim me daria. Houve tempos em que também fui sondado para ser presidente da Câmara do Porto”, recorda.

“Convidei-o para liderar a lista do Conselho Superior e não se escusou. Assumiu e fez questão de estar na apresentação da lista por convicção. Não devemos nada um ao outro. Nunca lhe pedi nada nem me fez favores, e vice-versa. É apenas uma comunhão de ideias no amor a tudo o que é da cidade. E isso identifica-nos, além, claro, da paixão enorme pelo FC Porto”, sublinha o líder dos dragões.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2020-2024 decorrem em 6 e 7 de junho e contam com três candidaturas, encabeçadas por Pinto da Costa (lista A), Nuno Lobo (B) e José Fernando Rio (C), e uma lista independente ao Conselho Superior.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É engraçado e curioso ver que o Presidente do FCP tem sempre dois pesos e duas medidas. E quem diz dois, diz vinte ou 50. Depende de quando dá jeito.
    Insurgiu-se contra as palavras do adepto e ministro Augusto Santos Silva, quando brincou com a cor das máscaras e disse ter “alergia à cor azul”, e mostrou muita indignação com a brincadeira do político e agora é vê-lo todo contente com o Presidente da Câmara do Porto na sua lista.
    Ou seja, um ministro, que está ao serviço do pais e de todos os portugueses não pode nem deve, segundo a lógica da batata do Presidente do FCP, assumir a sua preferência clubística, e menos ainda se essa não for azul. Mas um Presidente de Câmara, que está ao serviço do país, muito em especial a zelar pelos interesses dos munícipes da cidade cuja Câmara preside, pode e deve assumir a sua preferência clubística e, para que fique bem claro, até vai servir os interesses de um clube e dos seus adeptos.
    Pergunta que se mostra pertinente: os portugueses que também têm “alergia à cor azul” não podem esperar que o Ministro Santos Silva zele pelos seus interesses tal como os não-portistas residentes na cidade do Porto não podem esperar que o Presidente da Câmara dessa cidade zele pelos seus interesses?
    Pelos vistos.
    E também é muito curioso (e incoerente) que o Presidente do FCP fique tão indignado com as palavras do Ministro Santos Silva e não se tenha indignado com os cânticos nojentos dos adeptos do seu clube a desejarem que o avião do Chapecoense fosse do Benfica.
    Um ministro que tem “alergia à cor azul” não preocupa nada quando comparado com os adeptos de um clube que, em forma de cântico, lamentam que um clube rival não tenha perdido os seus atletas num acidente de avião.
    Coerência e vergonha na cara precisam-se.

    • “Coerência e vergonha na cara precisam-se” é bem verdade, pena é que não aplicasse esses princípios a si mesma antes de publicar comentário tão incoerente e desavergonhado.
      A alergia está a fazer-lhe mal, é melhor tomar a medicação.

  2. Que circo… já não bastavam os problemas políticos e o Rui Moreira ainda se quer meter na máfia do futebol….
    E dizia ele que era independente!….

  3. O mal nem é o Pinto da Costa que infelizmente representa muito do que esta mal no futebol português (e não só português) – mau mesmo é, em 2020, ver o presidente da Câmara do Porto meter-se na máfia futebolística!

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …