O Pilates nasceu num campo de prisioneiros de guerra

1

O Pilates nasceu em Knockaloe, um campo de detenção na Ilha de Man. Ao longo da I Guerra Mundial, a Grã-Bretanha deteve quase 116 mil pessoas em campos por todo o país, e entre os prisioneiros que ficaram retidos nesta quinta estava Joseph Pilates, um pugilista e artista circense alemão.

A National Geographic conta que, no dia 4 de agosto de 1914, menos de 24 horas depois de declarar guerra à Alemanha, o Governo britânico emitiu a Lei de Restrições a Estrangeiros, que definia todos os cidadãos alemães na Grã-Bretanha como “inimigos estrangeiros”.

A legislação determinava que qualquer alemão do sexo masculino em idade militar encontrado na Grã-Bretanha podia ser automaticamente detido devido à ameaça representada para o povo britânico.

Joseph Pilates estava no lugar errado, à hora errada: foi um dos primeiros civis a ser detido como prisioneiro de guerra na Grã-Bretanha durante a I Guerra Mundial, tendo ficado retido no Campo de Detenção de Knockaloe, na Ilha de Man.

O confinamento e a monotonia deram-lhe a inspiração necessária para criar os exercícios de Pilates. A calmaria também lhe deu o tempo de que precisava para observar os gatos e interrogar-se sobre o motivo que estava por detrás das suas boas formas e olhos brilhantes.

Depois de analisar atentamente os seus movimentos, percebeu que os constantes alongamentos dos felinos eram fundamentais para a sua vitalidade. Começou, então, a desenvolver uma série de exercícios para alongar os músculos, testando-os nos seus colegas detidos.

Foi assim que nasceu a “Contrologia”, nome pelo qual este sistema de exercícios era inicialmente conhecido.

Após a sua eventual libertação, que terá acontecido em março de 1919, Pilates foi repatriado para a Alemanha já com 36 anos. O exercício continuou a ser a sua principal atividade tendo inaugurado um estúdio, em Nova Iorque, que iria incutir os princípios da Contrologia num pequeno grupo de seguidores.

Nos 20 anos que se seguiram, Pilates publicou dois trabalhos – Your Health (1934) e Return to Life Through Contrology (1945) – para promover a Contrologia como um sistema holístico para o corpo e mente.

Em 1967 acabou por falecer, desapontado com o facto de as instituições médicas não terem aderido aos seus conceitos revolucionários.

ZAP //

1 Comment

  1. ora, ora , mas que ideia, então os Felinos agora pertencem em parte aos Humanos. Há uns Humanos por aí que se gsotam de “esticar” para parecerem maiores que os outros.
    Quem sabe, tem parte de ADN de felinos. Lá que eles são peritos e audazes em “ataques” de mansinho, são.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.