//

Phineas Fisher. O “hacker fantoche” que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

1

(cv)

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas.

O hacker ficou conhecido após ter conseguido piratear a “Hacking Team”, uma empresa de vigilância desenvolvedora de spywares, que consistem num programa de computador que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa, sem o seu conhecimento e consentimento.

Sabendo daquilo que se estava a passar, a “Hacking Team” adiantou-se e divulgou um link nas redes sociais com 400 gigabytes de arquivos confidenciais da empresa, e-mails, contratos e até mesmo o source code do software.

A sua identidade continua uma incógnita para todos e, na única vez em que concedeu uma entrevista, não mostrou a cara e foi representado por um fantoche. Nesta conversa com o jornalista da VICE, falou sobre as suas motivações, a sua opinião sobre este tipo de empresas, entre outros assuntos.

Agora, Phineas Fisher volta ao ataque, ao divulgar um comunicado em que oferece 100 mil dólares a quem conseguir fugas de informação de interesse público de instituições capitalistas. O pagamento, de acordo com a VICE, será feito através de criptomoedas, nomeadamente Bitcoin ou Monero.

O hacker dá exemplos de alvos como empresas de mineração e pecuária da América do Sul, a petrolífera Halliburton e, como não podia deixar de ser, a fornecedora israelita de spywares, NSO Group.

“Piratear para obter e vazar documentos de interesse público é uma das melhores maneiras de os hackers usarem as suas habilidades para benefício da sociedade“, escreveu o pirata informático no comunicado. “Não estou a tentar enriquecer ninguém. Estou apenas a tentar fornecer fundos suficientes para que os hackers possam ter uma vida decente fazendo um bom trabalho”, acrescentou.

Banco offshore confirma que foi ‘hackeado’

O apelo de Phineas Fisher demorou pouco tempo a fazer efeito, com o Cayman National Bank, da Ilha de Man a dizer que está atualmente a investigar um ataque informático de que foi alvo.

“Sabe-se que o Cayman National Bank (Ilha de Man) Limited estava entre um número de bancos visados e sujeitos à mesma atividade de hackers”, disse o Cayman National Bank em comunicado.

“Uma investigação criminal está em andamento e o Cayman National está a cooperar com as autoridades competentes para identificar os autores do roubo de dados. O Cayman National leva muito a sério a violação da segurança de dados e uma investigação forense especializada em TI está em andamento, com as ações apropriadas a serem tomadas para garantir que os clientes do banco e das empresas de confiança da Ilha de Man estejam protegidos”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.