Phineas Fisher. O “hacker fantoche” que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

(cv)

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas.

O hacker ficou conhecido após ter conseguido piratear a “Hacking Team”, uma empresa de vigilância desenvolvedora de spywares, que consistem num programa de computador que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa, sem o seu conhecimento e consentimento.

Sabendo daquilo que se estava a passar, a “Hacking Team” adiantou-se e divulgou um link nas redes sociais com 400 gigabytes de arquivos confidenciais da empresa, e-mails, contratos e até mesmo o source code do software.

A sua identidade continua uma incógnita para todos e, na única vez em que concedeu uma entrevista, não mostrou a cara e foi representado por um fantoche. Nesta conversa com o jornalista da VICE, falou sobre as suas motivações, a sua opinião sobre este tipo de empresas, entre outros assuntos.

Agora, Phineas Fisher volta ao ataque, ao divulgar um comunicado em que oferece 100 mil dólares a quem conseguir fugas de informação de interesse público de instituições capitalistas. O pagamento, de acordo com a VICE, será feito através de criptomoedas, nomeadamente Bitcoin ou Monero.

O hacker dá exemplos de alvos como empresas de mineração e pecuária da América do Sul, a petrolífera Halliburton e, como não podia deixar de ser, a fornecedora israelita de spywares, NSO Group.

“Piratear para obter e vazar documentos de interesse público é uma das melhores maneiras de os hackers usarem as suas habilidades para benefício da sociedade“, escreveu o pirata informático no comunicado. “Não estou a tentar enriquecer ninguém. Estou apenas a tentar fornecer fundos suficientes para que os hackers possam ter uma vida decente fazendo um bom trabalho”, acrescentou.

Banco offshore confirma que foi ‘hackeado’

O apelo de Phineas Fisher demorou pouco tempo a fazer efeito, com o Cayman National Bank, da Ilha de Man a dizer que está atualmente a investigar um ataque informático de que foi alvo.

“Sabe-se que o Cayman National Bank (Ilha de Man) Limited estava entre um número de bancos visados e sujeitos à mesma atividade de hackers”, disse o Cayman National Bank em comunicado.

“Uma investigação criminal está em andamento e o Cayman National está a cooperar com as autoridades competentes para identificar os autores do roubo de dados. O Cayman National leva muito a sério a violação da segurança de dados e uma investigação forense especializada em TI está em andamento, com as ações apropriadas a serem tomadas para garantir que os clientes do banco e das empresas de confiança da Ilha de Man estejam protegidos”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …