Phineas Fisher. O “hacker fantoche” que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

(cv)

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas.

O hacker ficou conhecido após ter conseguido piratear a “Hacking Team”, uma empresa de vigilância desenvolvedora de spywares, que consistem num programa de computador que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa, sem o seu conhecimento e consentimento.

Sabendo daquilo que se estava a passar, a “Hacking Team” adiantou-se e divulgou um link nas redes sociais com 400 gigabytes de arquivos confidenciais da empresa, e-mails, contratos e até mesmo o source code do software.

A sua identidade continua uma incógnita para todos e, na única vez em que concedeu uma entrevista, não mostrou a cara e foi representado por um fantoche. Nesta conversa com o jornalista da VICE, falou sobre as suas motivações, a sua opinião sobre este tipo de empresas, entre outros assuntos.

Agora, Phineas Fisher volta ao ataque, ao divulgar um comunicado em que oferece 100 mil dólares a quem conseguir fugas de informação de interesse público de instituições capitalistas. O pagamento, de acordo com a VICE, será feito através de criptomoedas, nomeadamente Bitcoin ou Monero.

O hacker dá exemplos de alvos como empresas de mineração e pecuária da América do Sul, a petrolífera Halliburton e, como não podia deixar de ser, a fornecedora israelita de spywares, NSO Group.

“Piratear para obter e vazar documentos de interesse público é uma das melhores maneiras de os hackers usarem as suas habilidades para benefício da sociedade“, escreveu o pirata informático no comunicado. “Não estou a tentar enriquecer ninguém. Estou apenas a tentar fornecer fundos suficientes para que os hackers possam ter uma vida decente fazendo um bom trabalho”, acrescentou.

Banco offshore confirma que foi ‘hackeado’

O apelo de Phineas Fisher demorou pouco tempo a fazer efeito, com o Cayman National Bank, da Ilha de Man a dizer que está atualmente a investigar um ataque informático de que foi alvo.

“Sabe-se que o Cayman National Bank (Ilha de Man) Limited estava entre um número de bancos visados e sujeitos à mesma atividade de hackers”, disse o Cayman National Bank em comunicado.

“Uma investigação criminal está em andamento e o Cayman National está a cooperar com as autoridades competentes para identificar os autores do roubo de dados. O Cayman National leva muito a sério a violação da segurança de dados e uma investigação forense especializada em TI está em andamento, com as ações apropriadas a serem tomadas para garantir que os clientes do banco e das empresas de confiança da Ilha de Man estejam protegidos”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …