Phineas Fisher. O “hacker fantoche” que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

(cv)

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas.

O hacker ficou conhecido após ter conseguido piratear a “Hacking Team”, uma empresa de vigilância desenvolvedora de spywares, que consistem num programa de computador que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa, sem o seu conhecimento e consentimento.

Sabendo daquilo que se estava a passar, a “Hacking Team” adiantou-se e divulgou um link nas redes sociais com 400 gigabytes de arquivos confidenciais da empresa, e-mails, contratos e até mesmo o source code do software.

A sua identidade continua uma incógnita para todos e, na única vez em que concedeu uma entrevista, não mostrou a cara e foi representado por um fantoche. Nesta conversa com o jornalista da VICE, falou sobre as suas motivações, a sua opinião sobre este tipo de empresas, entre outros assuntos.

Agora, Phineas Fisher volta ao ataque, ao divulgar um comunicado em que oferece 100 mil dólares a quem conseguir fugas de informação de interesse público de instituições capitalistas. O pagamento, de acordo com a VICE, será feito através de criptomoedas, nomeadamente Bitcoin ou Monero.

O hacker dá exemplos de alvos como empresas de mineração e pecuária da América do Sul, a petrolífera Halliburton e, como não podia deixar de ser, a fornecedora israelita de spywares, NSO Group.

“Piratear para obter e vazar documentos de interesse público é uma das melhores maneiras de os hackers usarem as suas habilidades para benefício da sociedade“, escreveu o pirata informático no comunicado. “Não estou a tentar enriquecer ninguém. Estou apenas a tentar fornecer fundos suficientes para que os hackers possam ter uma vida decente fazendo um bom trabalho”, acrescentou.

Banco offshore confirma que foi ‘hackeado’

O apelo de Phineas Fisher demorou pouco tempo a fazer efeito, com o Cayman National Bank, da Ilha de Man a dizer que está atualmente a investigar um ataque informático de que foi alvo.

“Sabe-se que o Cayman National Bank (Ilha de Man) Limited estava entre um número de bancos visados e sujeitos à mesma atividade de hackers”, disse o Cayman National Bank em comunicado.

“Uma investigação criminal está em andamento e o Cayman National está a cooperar com as autoridades competentes para identificar os autores do roubo de dados. O Cayman National leva muito a sério a violação da segurança de dados e uma investigação forense especializada em TI está em andamento, com as ações apropriadas a serem tomadas para garantir que os clientes do banco e das empresas de confiança da Ilha de Man estejam protegidos”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …