Phineas Fisher. O “hacker fantoche” que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

(cv)

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas.

O hacker ficou conhecido após ter conseguido piratear a “Hacking Team”, uma empresa de vigilância desenvolvedora de spywares, que consistem num programa de computador que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus hábitos na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa, sem o seu conhecimento e consentimento.

Sabendo daquilo que se estava a passar, a “Hacking Team” adiantou-se e divulgou um link nas redes sociais com 400 gigabytes de arquivos confidenciais da empresa, e-mails, contratos e até mesmo o source code do software.

A sua identidade continua uma incógnita para todos e, na única vez em que concedeu uma entrevista, não mostrou a cara e foi representado por um fantoche. Nesta conversa com o jornalista da VICE, falou sobre as suas motivações, a sua opinião sobre este tipo de empresas, entre outros assuntos.

Agora, Phineas Fisher volta ao ataque, ao divulgar um comunicado em que oferece 100 mil dólares a quem conseguir fugas de informação de interesse público de instituições capitalistas. O pagamento, de acordo com a VICE, será feito através de criptomoedas, nomeadamente Bitcoin ou Monero.

O hacker dá exemplos de alvos como empresas de mineração e pecuária da América do Sul, a petrolífera Halliburton e, como não podia deixar de ser, a fornecedora israelita de spywares, NSO Group.

“Piratear para obter e vazar documentos de interesse público é uma das melhores maneiras de os hackers usarem as suas habilidades para benefício da sociedade“, escreveu o pirata informático no comunicado. “Não estou a tentar enriquecer ninguém. Estou apenas a tentar fornecer fundos suficientes para que os hackers possam ter uma vida decente fazendo um bom trabalho”, acrescentou.

Banco offshore confirma que foi ‘hackeado’

O apelo de Phineas Fisher demorou pouco tempo a fazer efeito, com o Cayman National Bank, da Ilha de Man a dizer que está atualmente a investigar um ataque informático de que foi alvo.

“Sabe-se que o Cayman National Bank (Ilha de Man) Limited estava entre um número de bancos visados e sujeitos à mesma atividade de hackers”, disse o Cayman National Bank em comunicado.

“Uma investigação criminal está em andamento e o Cayman National está a cooperar com as autoridades competentes para identificar os autores do roubo de dados. O Cayman National leva muito a sério a violação da segurança de dados e uma investigação forense especializada em TI está em andamento, com as ações apropriadas a serem tomadas para garantir que os clientes do banco e das empresas de confiança da Ilha de Man estejam protegidos”, lê-se ainda no comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …