Um tribunal indiano rejeitou um pedido para retirar a fotografia do primeiro-ministro do país, Narenda Modi, dos certificados de vacinação covid-19 e multou o autor da petição.
Além dos dados pessoais do beneficiário, o certificado de vacinação inclui uma fotografia de Narenda Modi, acompanhada pela frase “‘Juntos, a Índia vai derrotar a covid-19”.
O Supremo Tribunal do Estado de Kerala, no sul da Índia, rejeitou recentemente a ação judicial que alegava que a presença da fotografia do primeiro-ministro indiano em mensagens relacionadas com a covid-19 violava os direitos fundamentais.
Além disso, impôs uma multa de 100 mil rúpias, cerca 1.170 euros, ao responsável pela petição, por considerar que o processo tinha motivação política e um interesse publicitário, noticia o The Independent.
Indian man fined INR 100,000 for wanting Modi’s face cut from vaccine certificatehttps://t.co/nELzygDodN#india #Modi #vaccine pic.twitter.com/DM4ZRgahkk
— Asian Peace Research (@asianpeace_org) December 22, 2021
“Os cidadãos não precisam de ter vergonha de levar um certificado de vacinação com a fotografia do primeiro-ministro com uma mensagem de reforço moral, especialmente nesta situação pandémica”, disse o juiz, em tribunal.
“Uma vez eleito primeiro-ministro de acordo com a Constituição, torna-se o primeiro-ministro do nosso país e esse cargo deve ser o orgulho de todos os cidadãos“, acrescentou.
A inclusão da fotografia do governante tem sido muito criticada na Índia, tendo até criado problemas aos indianos que viajam para o estrangeiro, com alguns a serem acusados de fraude pelo facto de a imagem que acompanha o documento não ser deles.
Aliás, o editor do canal de notícias indiano The Wire, Siddharth Varadarajan, critico do Governo nacionalista, contou com humor o episódio que viveu numa viagem a Paris ao apresentar o certificado com a imagem do primeiro-ministro.
“Num café em Paris, o empregado pediu-me o certificado e, ao olhar para a foto, referiu: ‘este não é você’“, contou o jornalista através do Twitter, acrescentando que teve de explicar quem estava na fotografia.