Petição rejeitada. Não há segundo referendo no Reino Unido

1

O Governo britânico respondeu a mais de quatro milhões de cidadãos que assinaram a petição para um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), excluindo a realização de nova consulta popular.

Segundo a agência France Presse, cada signatário da petição recebeu um mensagem de correio eletrónico do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A petição, criada cerca de um mês antes do referendo, vinha pedir ao Governo que criasse uma regra para que a decisão de sair ou ficar na União Europeia fosse anulada se tivesse menos de 60% dos votos, quando a votação que determinou o Brexit obteve 51,9%.

A petição defende ainda que com taxa de participação inferior a 75% o referendo deve ser repetido, quando o último, de 23 de junho, obteve 72% de participação.

Na resposta aos peticionários, o Governo britânico argumentou que nenhum limiar mínimo de afluência às urnas tinha sido definido quando foi aprovado o referendo para manutenção ou não do Reino Unido na União Europeia.

“Como o primeiro-ministro disse claramente na sua declaração perante a Câmara dos Comuns em 27 de junho, o referendo foi o maior exercício democrático na história britânica, com mais de 33 milhões de pessoas que se pronunciaram”, refere a mensagem enviada aos signatários da petição.

O email adianta que “a decisão deve ser respeitada” e que se deve manter a preparação de processo de saída da União Europeia.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.