Petição para referendar a eutanásia já reuniu mais de 76 mil assinaturas

A petição para a realização de um referendo de iniciativa popular sobre a despenalização da eutanásia já foi assinada por mais de 76 mil pessoas, anunciou no sábado a Federação Portuguesa pela Vida (FPV).

De acordo com o Observador, a FPV está a reunir assinaturas com o apoio da Igreja Católica, a nível nacional, visando referendar a questão: “Concorda que matar outra pessoa a seu pedido ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?”.

O Parlamento despenalizou a morte medicamente assistida em 20 de fevereiro, aprovando na generalidade os cinco projetos apresentados (PS, BE, PEV, PAN e Iniciativa Liberal).

Embora ainda não haja data para a entrega da petição no Parlamento, numa publicação no Facebook, a FPV comunicou que, até às 11:00 do dia 07 de março de 2020, “foram contabilizadas 76 124 assinaturas”, com mais de 50 mil recebidas em papel. O número de assinaturas que já superou o exigido para a realização deste tipo de iniciativas (60 mil).

Comunicado A Federação Pela Vida, promotora da Iniciativa Popular de Referendo sobre a (des) penalização da morte a…

Publicado por Federação Portuguesa pela Vida em Sábado, 7 de março de 2020

“Em menos de um mês ultrapassamos o número exigido. Há uma forte adesão ao referendo sobre a eutanásia e há muita gente a quem a iniciativa ainda não chegou”, garantiu ao Público a advogada e presidente da FPV Isilda Pegado.

E acrescentou: “É nossa intenção, face aos números que recolhemos, entregar a petição durante o processo legislativo e isso pode ou não suspender o próprio processo legislativo”.

O movimento conta com o antigo Presidente da República Ramalho Eanes, a ex-presidente do PSD Manuela Ferreira Leite, o politólogo Jaime Nogueira Pinto, a ex-deputada do CDS-PP Isabel Galriça Neto, o presidente da Caritas Eugénio Fonseca, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos Germano de Sousa, e o padre e professor de Filosofia Anselmo Borges.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Só tarados. Estes gajos que estão contra a eutanásia estão cheios de saúde, não sabem o que é estar no limite da vida.

  2. Que bando de palermas!…
    A eutanásia não será obrigatória e por isso podem estar contra a eutanásia à vontade – desde que não a queriam priobir aos outros!!!
    Coitados… mal sabem tomar conta das suas tristes vidas e ainda querem mandar nas escolhas/liberdades pessoais dos outros!

  3. Se tivéssemos políticos dignos do nome políticos, não era preciso haver referendo aprovavam a leu da Eutanásia e cada pessoa que tomasse a decisão que entendesse, havendo lei ela não obriga ninguém a morrer é tão simples quanto isso, mas como não temos políticos temos é uma casta que se diz política mas que não passam de oportunistas nem coragem têm para aprovar a dita lei preferem que seja eu a decidir a vida do meu vizinho e ele a minha, “esquecem-se” que a vida é minha sou eu que devo saber o que quero fazer e não os meus vizinhos.

    • Deves ter estado hibernado… só pode!…
      20 FEVEREIRO 2020 – 22:56
      “Eutanásia aprovada no Parlamento”
      publico.pt/2020/02/20/politica/noticia/eutanasia-vai-novo-votos-632-dias-chumbo-1904901
      .
      Agora imagina se os políticos fossem todos como tu!…

        • Pois não, mas eu tomei a liberdade de te esclarecer, porque nota-se que és daqueles que comenta sem saber do que fala e depois faz as “figuras” que fizeste!…
          A eutanásia foi aprovada no Parlamento – sem qualquer referendo, logo, tudo que escreveste é um autêntico disparate!
          Para a próxima, tenta comentar só assuntos sobre os quais estejas minimamente informado.

  4. Referendar uma decisão estritamente pessoal a cada individuo, é puro e simplesmente inadmissível !…querer impor os proprios conceitos Religiosos e opiniões pessoais a todos, é pura ditadura !

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …