Petição quer acabar com canal da youtuber Eugenia Cooney por promover a anorexia

Um grupo de utilizadores criou uma petição para que o Youtube retire do ar o canal de Eugenia Cooney, uma jovem youtuber norte-americana.

O canal de Eugenia Cooney trata basicamente de dicas para cuidar dos cabelos, de maquilhagem e roupas. Mas, segundo a petição, Eugenia estará a ser uma má influência para o seu jovem e extenso público, devido à sua magreza extrema.

Os seus vídeos, dizem os autores da petição, estarão a influenciar os seus seguidores a admirar – ou mesmo desejar – a aparência de Eugenia.

A questão é complexa. Por um lado, é difícil ter dúvidas de que Eugenia tem algum tipo grave de disfunção alimentar que pode leva-la a correr sério e iminente risco de morte.

E talvez negar essa evidente condição possa influenciar a sua audiência a considerar que doenças como a anorexia e a bulimia como não só algo inofensivo como até mesmo desejável.

Por outro lado, Eugenia não incentiva que os seus espectadores procurem ter um corpo como o seu, nem sequer defende que tal aparência deva ser alcançada.

Basicamente, ela mostra o corpo, sem tentar esconder a sua magreza extrema.

Na internet, são diversos os comentários a criticar a youtuber, relatando casos de jovens que perderam peso de forma irresponsável e extrema para se parecerem com Eugenia, ou simplesmente comentando o mal que a sua aparência pode provocar por estar exposta.

Os comentários de ódio, agressão e ameaças também se multiplicam na página.

(cv) Eugenia Cooney / YouTube

-

Eugenia garante que a sua magreza é natural, e que não tem nenhuma disfunção, mas imagens mais antigas dão a impressão de que a sua magreza se tem intensificado.

Independentemente de defender, criticar ou gozar com a aparência de Eugenia, e independentemente de ser certo ou não pedir a retirada do canal do ar, uma coisa é certa: a magreza extrema e as disfunções alimentares podem causar sofrimento e morte.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …