/

Há uma petição para criar o Dia Nacional do Ferroviário

Esta quinta-feira, foi lançada uma petição que pede ao Parlamento a criação do Dia Nacional do Ferroviário, no dia 28 de outubro.

A 28 de outubro de 1856 foi criada a primeira linha férrea portuguesa, entre Lisboa e o Carregado. Agora, uma petição enviada ao Parlamento pede a criação do Dia Nacional do Ferroviário, no mesmo dia.

Citado pelo jornal Público, o documento diz que, “atualmente, o transporte ferroviário vem ganhando peso na economia e na sociedade” e que Portugal é o país da Europa onde o contributo do comboio para o transporte de mercadorias mais subiu na última década, tendo registado também uma tendência crescente no tráfego de passageiros.

“Mas o que verdadeiramente importa comemorar são os trabalhadores da ferrovia” uma vez que “são os ferroviários que fazem circular o comboios”. A petição, disponível neste link, refere que estes trabalhadores constituem uma comunidade “unida e coesa, com uma cultura própria e característica que vem sendo transmitida de geração em geração”.

A petição foi lançada pela empresa ferroviária de mercadorias Medway e o primeiro signatário é o sociólogo António Barreto. A empresa quer celebrar este setor e “homenagear todos os que trabalham e já trabalharam nos caminhos-de-ferro portugueses”.

Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, acredita que a ferrovia vai ter um futuro melhor do que o presente, sobretudo tendo em conta a sua importância no combate às alterações climáticas.

O Dia Nacional do Ferroviário comemora-se na Argentina (1 de março), em Cuba (29 de janeiro), no Brasil (30 de abril) e no México (7 de novembro). Nos EUA há um Dia Nacional do Caminho-de-Ferro (10 de maio). O objetivo é que a Assembleia da República permita que o dia do ferroviário possa ser assinalado já a 28 de outubro de 2020.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.