Quase 13 mil pessoas retiradas de Frankfurt devido a bomba da II Guerra Mundial

Thomas Kroemer / EPA

Trabalhos em curso para tentar desativar a bomba com cerca de 500 quilos datada da Segunda Guerra Mundial

Cerca de 12.800 pessoas foram retiradas hoje de Frankfurt, capital financeira da Alemanha, para permitir desativar uma bomba britânica de 500 quilos datada da Segunda Guerra Mundial, anunciaram as autoridades.

A bomba foi encontrada numa zona de construção no distrito de Gallus e o local teve de ser isolado num raio de 700 metros devido aos danos que o dispositivo poderia causar se explodisse, de acordo com as mesmas fontes.

Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a operação poderá demorar algum tempo e estender-se até à noite, de acordo com as autoridades.

Setenta e cinco anos após o fim da II Guerra Mundial, a Alemanha continua a ter muitas bombas por explodir, frequentemente encontradas em estaleiros de construção.

Sete dessas bombas foram desativadas este ano após terem sido descobertas no terreno escolhido para instalar a primeira fábrica europeia de carros elétricos Tesla, perto de Berlim em 2021. Outras bombas foram desativadas este ano em Colónia (oeste) e Dortmund (oeste).

Em 2017, a descoberta de uma bomba de 1,4 toneladas em Frankfurt resultou na retirada de 65.000 pessoas, a maior operação de evacuação na Europa desde 1945.

Em outubro deste ano, equipas de mergulhadores conseguiram neutralizar com sucesso uma bomba datada da II Guerra Mundial, que tinha sido descoberta no fundo de um canal de navegação no noroeste da Polónia.

A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945 e envolveu a maior parte dos países do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra que mobilizou mais recursos em toda a história, pois contou mais de 100 milhões de militares na frente de combate.

Marcada por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto, foi o conflito mais mortal da história da humanidade, resultando em mais de 60 milhões de mortes.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …