As pessoas fazem uma cara feia quando comem limão (e os cientistas desconfiam da razão)

Pegue num limão, descasque-o, coloque a fruta na boca e tente manter uma cara séria. É muito provável que não consiga, e os cientistas desconfiam do porquê.

Não está provado, mas os cientistas sugerem que a resposta envolve três elementos: protões, vitamina C e várias frutas tropicais que os nossos ancestrais comiam quando moravam em árvores.

O sabor que conhecemos como “azedo” tem uma relação direta com a acidez. Em termos químicos, acidez é o seu paladar a dizer que “há muitos protões soltos na sua boca”. Apesar de os protões não serem azedos, os nossos corpos evoluíram ao ponto de interpretar as suas propriedades como sendo azedas, mostra uma recente investigação, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, em dezembro de 2010.

Para sobreviver, os seres humanos precisam de ingerir ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é essencial para manter muitas das nossas células e tecidos a funcionar. Sem vitamina C, os humanos podem ter escorbuto, uma doença potencialmente fatal.

Apesar de a maioria das criaturas conseguirem produzir vitamina C, nós não conseguimos.Há 61 milhões de anos, os genes dos mamíferos responsáveis por codificar a síntese desta vitamina sofreram mutações, de acordo com um estudo de 2011 publicado na revista Genetica.

“Perdemos a capacidade de produzir a nossa própria vitamina C porque estávamos sempre a comer”, explicou Paul Breslin, professor do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, à Live Science. “Comíamos muita fruta de que não sentíamos falta.”

Apesar de as palavras “ácido” e “azedo” não terem uma interpretação propriamente feliz, a verdade é que os seres humanos modernos gostam muito de acidez no contexto certo. Mas se os alimentos azedos são saborosos e bons para nós, porque é que fazemos “cara feia” quando comemos um limão?

“O enrugamento do rosto é uma espécie de resposta de rejeição“, disse Breslin, “ou uma resposta de sinalização para nós mesmos e para os outros”. Apesar de especularem sobre este assunto, os cientistas não sabem ao certo a resposta para esta pergunta.

“A maioria das frutas que comemos não é super azeda”, disse ainda. “As pessoas não se esforçam para morder limões ou limas.” Caso o façam, pelo menos estão livres de contrair escorbuto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fantástico, grande coisa. Já a minha avó, há 50 anos atrás, tinha descoberto que as pessoas faziam cara feia ao chupar limão, porque era azedo. Foi quando também descobriu a cara de alegria quando se comia mel, por que, descobriu ela também, era doce e agradável.

  2. Minha mossa!..O que é isso? Essas molecadas conseguindo receber seus ertificados em Ciência correm pesquisarem por que os limões são azedos e por que quando na boca se faz caretas!!! Essa foi demais!!!

  3. Lol “os protões não são azedos mas nós evoluímos para os interpretar como azedos” lol lol lol então como sabemos que não são azedos???? Como alguma coisa não é azeda se todas as pessoas do mundo que a provam dizem que é???? Ai ai…

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …