As pessoas fazem uma cara feia quando comem limão (e os cientistas desconfiam da razão)

Pegue num limão, descasque-o, coloque a fruta na boca e tente manter uma cara séria. É muito provável que não consiga, e os cientistas desconfiam do porquê.

Não está provado, mas os cientistas sugerem que a resposta envolve três elementos: protões, vitamina C e várias frutas tropicais que os nossos ancestrais comiam quando moravam em árvores.

O sabor que conhecemos como “azedo” tem uma relação direta com a acidez. Em termos químicos, acidez é o seu paladar a dizer que “há muitos protões soltos na sua boca”. Apesar de os protões não serem azedos, os nossos corpos evoluíram ao ponto de interpretar as suas propriedades como sendo azedas, mostra uma recente investigação, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, em dezembro de 2010.

Para sobreviver, os seres humanos precisam de ingerir ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é essencial para manter muitas das nossas células e tecidos a funcionar. Sem vitamina C, os humanos podem ter escorbuto, uma doença potencialmente fatal.

Apesar de a maioria das criaturas conseguirem produzir vitamina C, nós não conseguimos.Há 61 milhões de anos, os genes dos mamíferos responsáveis por codificar a síntese desta vitamina sofreram mutações, de acordo com um estudo de 2011 publicado na revista Genetica.

“Perdemos a capacidade de produzir a nossa própria vitamina C porque estávamos sempre a comer”, explicou Paul Breslin, professor do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, à Live Science. “Comíamos muita fruta de que não sentíamos falta.”

Apesar de as palavras “ácido” e “azedo” não terem uma interpretação propriamente feliz, a verdade é que os seres humanos modernos gostam muito de acidez no contexto certo. Mas se os alimentos azedos são saborosos e bons para nós, porque é que fazemos “cara feia” quando comemos um limão?

“O enrugamento do rosto é uma espécie de resposta de rejeição“, disse Breslin, “ou uma resposta de sinalização para nós mesmos e para os outros”. Apesar de especularem sobre este assunto, os cientistas não sabem ao certo a resposta para esta pergunta.

“A maioria das frutas que comemos não é super azeda”, disse ainda. “As pessoas não se esforçam para morder limões ou limas.” Caso o façam, pelo menos estão livres de contrair escorbuto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fantástico, grande coisa. Já a minha avó, há 50 anos atrás, tinha descoberto que as pessoas faziam cara feia ao chupar limão, porque era azedo. Foi quando também descobriu a cara de alegria quando se comia mel, por que, descobriu ela também, era doce e agradável.

  2. Minha mossa!..O que é isso? Essas molecadas conseguindo receber seus ertificados em Ciência correm pesquisarem por que os limões são azedos e por que quando na boca se faz caretas!!! Essa foi demais!!!

  3. Lol “os protões não são azedos mas nós evoluímos para os interpretar como azedos” lol lol lol então como sabemos que não são azedos???? Como alguma coisa não é azeda se todas as pessoas do mundo que a provam dizem que é???? Ai ai…

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …