As pessoas fazem uma cara feia quando comem limão (e os cientistas desconfiam da razão)

Pegue num limão, descasque-o, coloque a fruta na boca e tente manter uma cara séria. É muito provável que não consiga, e os cientistas desconfiam do porquê.

Não está provado, mas os cientistas sugerem que a resposta envolve três elementos: protões, vitamina C e várias frutas tropicais que os nossos ancestrais comiam quando moravam em árvores.

O sabor que conhecemos como “azedo” tem uma relação direta com a acidez. Em termos químicos, acidez é o seu paladar a dizer que “há muitos protões soltos na sua boca”. Apesar de os protões não serem azedos, os nossos corpos evoluíram ao ponto de interpretar as suas propriedades como sendo azedas, mostra uma recente investigação, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, em dezembro de 2010.

Para sobreviver, os seres humanos precisam de ingerir ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é essencial para manter muitas das nossas células e tecidos a funcionar. Sem vitamina C, os humanos podem ter escorbuto, uma doença potencialmente fatal.

Apesar de a maioria das criaturas conseguirem produzir vitamina C, nós não conseguimos.Há 61 milhões de anos, os genes dos mamíferos responsáveis por codificar a síntese desta vitamina sofreram mutações, de acordo com um estudo de 2011 publicado na revista Genetica.

“Perdemos a capacidade de produzir a nossa própria vitamina C porque estávamos sempre a comer”, explicou Paul Breslin, professor do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, à Live Science. “Comíamos muita fruta de que não sentíamos falta.”

Apesar de as palavras “ácido” e “azedo” não terem uma interpretação propriamente feliz, a verdade é que os seres humanos modernos gostam muito de acidez no contexto certo. Mas se os alimentos azedos são saborosos e bons para nós, porque é que fazemos “cara feia” quando comemos um limão?

“O enrugamento do rosto é uma espécie de resposta de rejeição“, disse Breslin, “ou uma resposta de sinalização para nós mesmos e para os outros”. Apesar de especularem sobre este assunto, os cientistas não sabem ao certo a resposta para esta pergunta.

“A maioria das frutas que comemos não é super azeda”, disse ainda. “As pessoas não se esforçam para morder limões ou limas.” Caso o façam, pelo menos estão livres de contrair escorbuto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fantástico, grande coisa. Já a minha avó, há 50 anos atrás, tinha descoberto que as pessoas faziam cara feia ao chupar limão, porque era azedo. Foi quando também descobriu a cara de alegria quando se comia mel, por que, descobriu ela também, era doce e agradável.

  2. Minha mossa!..O que é isso? Essas molecadas conseguindo receber seus ertificados em Ciência correm pesquisarem por que os limões são azedos e por que quando na boca se faz caretas!!! Essa foi demais!!!

  3. Lol “os protões não são azedos mas nós evoluímos para os interpretar como azedos” lol lol lol então como sabemos que não são azedos???? Como alguma coisa não é azeda se todas as pessoas do mundo que a provam dizem que é???? Ai ai…

RESPONDER

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …