“Pessoa sem credibilidade”. Constâncio admite processar Filipe Pinhal

europeancentralbank / Flickr

Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal (BdP)

O antigo governador do Banco de Portugal (BdP) considera que as declarações feitas, na terça-feira, no Parlamento, pelo ex-administrador do BCP são caluniosas e não têm qualquer credibilidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, Vítor Constâncio acusa Filipe Pinhal de ser “uma pessoa sem qualquer credibilidade” e classifica as suas declarações como “calúnias”, lembrando que o antigo responsável do Banco Comercial Português (BCP) já foi “condenado pelos tribunais criminais e em processos do BdP e da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, por crimes cometidos no BCP”.

O também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) promete ainda responder às acusações de Filipe Pinhal em futuras intervenções públicas por considerar que as mesmas são falsas, “sem fundamento e sem factos”.

Esta terça-feira, durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à gestão e recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o ex-administrador do BCP apelidou de “anómalo” o comportamento do BdP durante a ‘guerra’ pelo poder no BCP, e disse que só conseguia explicar o comportamento do governador com “desorientação”.

O ex-administrador disse que foi um processo feito “às ocultas do país, do conselho superior do BCP, do conselho geral e de supervisão, do conselho de administração executivo” e disse também que o então governador “correu” com ele por não ter concedido um crédito a José Berardo no BCP, e acusou o Banco de Portugal de ter “extravasado grosseiramente e ilicitamente as funções de supervisão”.

O gestor disse ainda não ter “conhecimento de que em algum país do mundo, entre os cinco bancos que dominam o mercado, fossem chamados os presidentes de dois desses bancos para decidir o futuro de um terceiro”.

Anteriormente, o ex-administrador do BCP tinha descrito à deputada do CDS-PP Cecília Meireles a sucessão de acontecimentos, em que Vítor Constâncio e o seu vice-governador, Pedro Duarte Neves, pediram insistentemente informações sobre o caso das ‘offshore’ do BCP, que culminou com uma carta entregue por Pinhal, então presidente interino do banco, a 20 de dezembro.

Filipe Pinhal afirmou ainda que “o Banco de Portugal acompanhou a par e passo a vida do BCP, com pedidos insistentes de informação a partir de 3 de dezembro de 2007, primeiro dia útil depois da denúncia”, e “com igual atenção aquilo que em maio o Diário Económico publicava e o que o senhor Berardo dizia no jornal das 9 da SIC Notícias”.

O ex-administrador do BCP disse ainda que a central de risco do Banco de Portugal teve conhecimento “caso a caso” das verbas de crédito concedido pela CGD “e a quem”, e que “350 milhões de euros num dia só” – financiamento concedido à Fundação Berardo – é uma verba que “não é possível que tenha passado despercebida” pelo supervisor.

Constâncio voltará a ser inquirido no dia 18 de junho na comissão parlamentar de inquérito à gestão e recapitalização da CGD, onde esteve em 28 de março, depois de ter sido noticiado que a sua administração no BdP autorizou o reforço de posição da Fundação José Berardo no BCP.

Ontem, José Sócrates também acusou Filipe Pinhal de ter deixado no parlamento sugestões de “pura e velhaca maledicência“, contrapondo que “nunca” conversou ou orientou o empresário Joe Berardo em qualquer investimento.

O ex-administrador do BCP sugeriu que o antigo primeiro-ministro terá influenciado o empresário para reforçar a sua posição no banco, com recurso a financiamento da CGD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …