“Pessoa sem credibilidade”. Constâncio admite processar Filipe Pinhal

europeancentralbank / Flickr

Vítor Constâncio, antigo governador do Banco de Portugal (BdP)

O antigo governador do Banco de Portugal (BdP) considera que as declarações feitas, na terça-feira, no Parlamento, pelo ex-administrador do BCP são caluniosas e não têm qualquer credibilidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, Vítor Constâncio acusa Filipe Pinhal de ser “uma pessoa sem qualquer credibilidade” e classifica as suas declarações como “calúnias”, lembrando que o antigo responsável do Banco Comercial Português (BCP) já foi “condenado pelos tribunais criminais e em processos do BdP e da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, por crimes cometidos no BCP”.

O também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) promete ainda responder às acusações de Filipe Pinhal em futuras intervenções públicas por considerar que as mesmas são falsas, “sem fundamento e sem factos”.

Esta terça-feira, durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à gestão e recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o ex-administrador do BCP apelidou de “anómalo” o comportamento do BdP durante a ‘guerra’ pelo poder no BCP, e disse que só conseguia explicar o comportamento do governador com “desorientação”.

O ex-administrador disse que foi um processo feito “às ocultas do país, do conselho superior do BCP, do conselho geral e de supervisão, do conselho de administração executivo” e disse também que o então governador “correu” com ele por não ter concedido um crédito a José Berardo no BCP, e acusou o Banco de Portugal de ter “extravasado grosseiramente e ilicitamente as funções de supervisão”.

O gestor disse ainda não ter “conhecimento de que em algum país do mundo, entre os cinco bancos que dominam o mercado, fossem chamados os presidentes de dois desses bancos para decidir o futuro de um terceiro”.

Anteriormente, o ex-administrador do BCP tinha descrito à deputada do CDS-PP Cecília Meireles a sucessão de acontecimentos, em que Vítor Constâncio e o seu vice-governador, Pedro Duarte Neves, pediram insistentemente informações sobre o caso das ‘offshore’ do BCP, que culminou com uma carta entregue por Pinhal, então presidente interino do banco, a 20 de dezembro.

Filipe Pinhal afirmou ainda que “o Banco de Portugal acompanhou a par e passo a vida do BCP, com pedidos insistentes de informação a partir de 3 de dezembro de 2007, primeiro dia útil depois da denúncia”, e “com igual atenção aquilo que em maio o Diário Económico publicava e o que o senhor Berardo dizia no jornal das 9 da SIC Notícias”.

O ex-administrador do BCP disse ainda que a central de risco do Banco de Portugal teve conhecimento “caso a caso” das verbas de crédito concedido pela CGD “e a quem”, e que “350 milhões de euros num dia só” – financiamento concedido à Fundação Berardo – é uma verba que “não é possível que tenha passado despercebida” pelo supervisor.

Constâncio voltará a ser inquirido no dia 18 de junho na comissão parlamentar de inquérito à gestão e recapitalização da CGD, onde esteve em 28 de março, depois de ter sido noticiado que a sua administração no BdP autorizou o reforço de posição da Fundação José Berardo no BCP.

Ontem, José Sócrates também acusou Filipe Pinhal de ter deixado no parlamento sugestões de “pura e velhaca maledicência“, contrapondo que “nunca” conversou ou orientou o empresário Joe Berardo em qualquer investimento.

O ex-administrador do BCP sugeriu que o antigo primeiro-ministro terá influenciado o empresário para reforçar a sua posição no banco, com recurso a financiamento da CGD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Cometa 67p tem companhia. É uma mini-lua

A nave Rosetta não era o único objeto em redor do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2015, de acordo com uma descoberta feita recentemente. No início deste ano, o astrofotógrafo espanhol Jacint Roger estava a “passar os olhos” …

Buraco negro supermassivo poderá "engolir" todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes.  Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, …

Tarantino diz que "Bruce Lee era um tipo arrogante". Filha do ator acha que cineasta deve pedir desculpar

A filha de Bruce Lee, Shannon Lee, disse à revista Variety que Quentin Tarantino "podia pedir desculpa ou dizer 'Eu realmente não sei como o Bruce Lee era. Apenas escrevi para o meu filme. Mas …

Fotógrafo entrou na morgue, tirou fotografias ao corpo de Marilyn Monroe e escondeu-as num cofre

Um famoso fotógrafo tirou fotografias do cadáver nu de Marilyn Monroe e escondeu-as, sem nunca revelá-las ao público. A informação é avançada pelo filho do fotógrafo Leigh Wiener, Devik Wiener, que afirma que o seu pai …

Receber o coração de um porco para transplante pode estar prestes a ser possível

Num futuro muito próximo, os seres humanos poderão receber transplantes de coração de porcos, considera o cirurgião britânico Terence English, de 87 anos, que em 1979 realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido do Reino …

Elon Musk quer largar bombas nucleares em Marte

https://vimeo.com/354701570 Elon Musk quer bombardear o "planeta vermelho" para torná-lo habitável para a raça humana. Pode parecer contraditório, mas a ideia do fundador da Tesla e da SpaceX até poderia resultar. Bombardear Marte para tornar o planeta …

Mosca negra. A praga que alastra pelo Rio Tejo

Há uma praga a multiplicar-se pelos rios espanhóis, incluindo o Tejo, que está a levar milhares de pessoas às urgências dos hospitais e a afectar os produtores de animais. Trata-se da mosca negra que prolifera …

Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos no Alaska. Autor foi descoberto na Rússia

Tyler Ivanoff estava à procura de lenha na costa do Alaska quando encontrou algo muito “maior”: uma garrafa com uma história: tinha 50 anos e uma mensagem no interior. "Estava à procura de lenha. Deparei-me por …

Portugal usa 4 vezes mais luz por candeeiro do que a Alemanha. É o país europeu com mais poluição luminosa

Portugal é o pior país da Europa em poluição luminosa, no que respeita ao fluxo luminoso per capita e fluxo luminoso por produto interno bruto (PIB). Esta é uma das conclusões de um artigo publicado na …

Colunista britânico agredido em Londres. Atacantes seriam ativistas de extrema-direita

O colunista britânico Owen Jones, considerado um dos mais influentes comentadores de esquerda no Reino Unido, foi agredido este sábado num bar em Londres, onde se encontrava a celebrar o seu aniversário. De acordo com o …