“Eu sou a pessoa menos racista do mundo”, garante Donald Trump

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano viu o seu discurso ser interrompido na Virgínia, com acusações de racismo. “Sou a pessoa menos racista do mundo”, garantiu no dia anterior.

Esta terça-feira, o discurso de Donald Trump, a propósito do 400.º aniversário da assembleia de Jamestown, o local da primeira colónia britânica permanente no continente americano, foi interrompido por protestos na Virgínia e boicotado por eleitos negros desse Estado, entre acusações de racismo ao Presidente.

Ibraheem Samirah, um eleito do partido Democrata do Congresso da Virgínia, interrompeu brevemente o discurso ao exibir diversos cartazes: “Expulsa o teu ódio”; “Reúne a minha família”; “Regressa à tua corrupção” foram alguns deles, segundo a Renascença.

Samirah fazia alusões ao combate do Presidente norte-americano contra a imigração ilegal e os seus comentários recentes ao convidar outras quatro eleitas Democratas provenientes de minorias a “regressarem” aos seus países.

“O Presidente Donald Trump, mensageiro dos discursos do ódio e das políticas tóxicas, participa numa celebração de valores democráticos que não partilha”, indiciou em comunicado publicado no Twitter o jovem eleito, filho de refugiados palestinianos.

Parte da assembleia contestou as declarações de Samirah, tendo sido retirado pela segurança antes de Trump prosseguir o seu discurso sem fazer alusão ao incidente.

Contudo, todos os representantes do grupo parlamentar de eleito negros da Virgínia decidiram boicotar as comemorações devido à presença de Trump. “A participação do Presidente é contrária aos princípios defendidos pelo grupo”, explicou o Virginia Legislative Black Caucus, em comunicado.

O organismo denunciou os “comentários degradantes” de Donald Trump face aos eleitos da oposição e considerou que as suas “políticas prejudicam as comunidades marginalizadas” através de uma “retórica racista e xenófoba”.

Mesmo antes de se deslocar à Virgínia, Trump assegurou: “Sou a pessoa menos racista do mundo”. O Presidente enfrenta novas acusações de racismo nos Estados Unidos, depois dos seus ataques violentos e repetidos nos últimos dias contra um deputado negro da circunscrição de Baltimore, e ainda ao pastor Al Sharpton, figura do movimento de defesa dos direitos dos negros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …