Peskov: “Está criada uma atmosfera de ódio aos russos”

2

Wikimedia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov

Assessor de Vladimir Putin reage às manifestações e considera que um russo de verdade “nunca tem vergonha de ser russo”.

Poderá haver uma reunião entre os presidentes de Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskyy. A ideia já tinha sido reforçada por Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, e foi repetida por Dmitry Peskov, nesta sexta-feira.

“Uma possível reunião entre Putin e Zelensky não está excluída. É teoricamente possível. Mas, antes de tudo, tanto as delegações como os ministros devem fazer a sua parte”, comentou o assessor de imprensa de Putin.

O responsável admitiu que o lado russo na guerra na Ucrânia pode ser reforçado com voluntários provenientes de países do Médio-Oriente. Mas voluntários nascidos na Rússia estão fora dos planos, para já.

O porta-voz do Kremlin não escapou a uma pergunta sobre a imagem repetida nos últimos dias, de diversos russos a mostrarem publicamente que têm “vergonha” de ser russos.

Peskov desvalorizou essas manifestações: “Um russo de verdade nunca tem vergonha de ser russo. E, se essa pessoa diz isso, ela não é russa. Nada mais há a dizer. Ela não está connosco”.

O assessor abordou a expulsão de estudantes russos de algumas universidades europeias, falando numa ideia geral de “ódio” aos russos: “Em vários países ocidentais está a ser criada uma atmosfera de ódio aos russos, aos cidadãos russos. Isso é cada vez mais sentido. E é muito perigoso, e os nossos concidadãos devem estar alertas e ter a devida cautela.

“Claro que esperamos que as autoridades de todos os países não fertilizem ainda mais o terreno para esse ódio e russofobia, com as suas declarações”, acrescentou.

A agência Reuters informou que as plataformas Facebook e Instagram vão permitir, em alguns países, apelos à violência contra russos e ameaças ao presidente Putin. “Temos que estudar isso. Se for verdade, será necessária uma acção drástica”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.