A personalidade do seu cão não é determinada pela raça

3

Ao contrário do senso comum, um novo estudo sugere que a personalidade dos cães não é determinada pela sua raça.

O beagle é curioso, o doberman é inteligente e o golden retriever é brincalhão. Temos a ideia de que diferentes raças de cães têm personalidades diferentes, mas isto pode não ser verdade, sugere um novo estudo.

“Todos os livros sobre raças dizem que selecionar uma raça é a coisa mais importante a considerar quando você está a escolher um cão”, salientou Kathleen Morrill, geneticista canina da Faculdade de Medicina Chan da Universidade de Massachusetts.

No entanto, o novo estudo publicado na semana passada na revista Science mostra que a raça de um cão não é um bom indicador de comportamento. Os autores propõem que a maioria das tendências comportamentais são anteriores à criação moderna de raças, que afeta principalmente a aparência física.

Os investigadores fizeram uma sondagem a 18.385 donos de cães, que relataram os comportamentos dos seus animais. O questionário envolvia mais de 100 perguntas, desde o aspeto físico a traços psicológicos. O estudo teve em consideração que a maioria dos cães domésticos são rafeiros, realça a Scientific American.

Além do questionário, os cientistas recolheram amostras de saliva e sangue de 2.155 cães do inquérito.

“A genética permitiu-nos desmontar o quebra-cabeça — especialmente para cães mestiços que têm várias origens – de onde o ADN difere mais entre cães que divergem nas suas características”, diz Morrill.

Os autores do estudo descobriram que os traços comportamentais que pareciam ser específicos de determinadas raças variavam significativamente entre cães da mesma raça. Assim, os cientistas concluíram que a raça explica apenas 9% da variação comportamental dos cães.

Os investigadores não conseguiram identificar um único comportamento encontrado em todos os cães de uma determinada raça.

“As pessoas têm crenças muito fortes de que as raças de cães são diferentes no seu comportamento, mas acho que temos que aceitar que às vezes essas diferenças não são tão extremas”, avisou Morrill.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Naaaaa. Não concordo. Os golden retriever e os labradores são sempre afáveis. Nunca conheci nenhum que não fosse. Mas a haver, será necessariamente a exceção que confirma a regra.
    Em compensação, há raças em que a probabilidade de estar mal com a vida é muito grande.

  2. A minha experiência mostra que a raça dos cães explica muito do seu comportamento. A socialização e outros fatores claro que também ajudam . Por exemplo, ser o mais fraco da ninhada, o meio onde vivem. Mas, as características da raça nunca se apagam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.