/

Perseverance encontrou uma rocha estranha em Marte

(dr) NASA / JPL-Caltech

A estranha rocha encontrada pelo rover Perseverance em Marte

O rover Perseverance encontrou, na semana passada, uma rocha estranha em Marte. Os cientistas esperam saber mais sobre a sua composição nos próximos dias.

“Enquanto o helicóptero [Ingenuity] se está a preparar, não posso deixar de olhar para as rochas que estão mais próximas. Esta, com uma aparência estranha, fez a minha equipa de cientistas trocar muitas hipóteses”, pode ler-se na conta do Twitter criada especialmente para o rover da NASA.

“Tem cerca de 15 centímetros de comprimento. Se olharem mais de perto, podem ver as várias marcas de laser onde eu a destruí para tentar saber mais coisas”, lê-se ainda.

Segundo o site Live Science, os cientistas esperam que, com o tempo, o laser possa dar mais informações sobre a composição desta rocha esverdeada, o que poderia dizer se se formou neste local ou se foi transportada para lá através de algum processo.

Se não se formou na sua localização atual, a água pode tê-la levado para a cratera de Jezero, ou pode ser um meteorito como o que o rover Curiosity avistou em 2014, acrescenta o mesmo site.

Entretanto, esta missão ao Planeta Vermelho tem outras boas novidades para contar. O helicóptero ultraligeiro Ingenuity, que chegou a Marte em fevereiro acoplado ao Perseverance, sobreviveu à sua primeira noite sozinho.

Até agora, o Ingenuity alimentava-se da energia do Perseverance, mas, neste momento, depende de seus próprios painéis solares para sobreviver, aquecendo-se durante as noites geladas de Marte, quando a temperatura pode cair para -90° Celsius.

Em comunicado, a NASA disse que este foi “um marco importante” e “um grande sucesso para a equipa”. Nos próximos dias, o Ingenuity passará por testes de motor e sensor.

Se tudo correr bem, o helicóptero ultraligeiro deverá fazer o seu primeiro teste de voo, que só acontecerá na noite de domingo. Se a experiência for bem-sucedida, será uma verdadeira façanha, porque o ar marciano tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Será o primeiro voo de um veículo motorizado noutro planeta. Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilos e mede 1,2 metros de uma ponta à outra das suas pás.

O Perseverance ficará colocado num ponto de observação no qual poderá utilizar as suas câmaras para captar fotografias de todo o processo deste voo do Ingenuity.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.