Sobreviveu à primeira noite sozinho em Marte. Com dedo português, Ingenuity está pronto para fazer história

NASA

O helicóptero ultraligeiro Ingenuity, que chegou a Marte em Fevereiro acoplado ao robô Perseverance, sobreviveu à sua primeira noite sozinho no planeta. Foi um “grande passo” antes do seu primeiro voo naquele que será um marco na conquista do espaço.

O helicóptero ultraligeiro, que parece um grande ‘drone’, soltou-se do Perseverance no sábado passado.

Até agora, o Ingenuity alimentava-se da energia do robô Perseverance, mas neste momento, já só depende dos seus próprios painéis solares para sobreviver, aquecendo-se durante as noites geladas de Marte, quando a temperatura pode cair para -90° Celsius, informa a NASA.



Sobreviver à noite gelada de Marte foi “um marco importante” para o helicóptero ultraligeiro, aponta a agência espacial norte-americana.

“Esta é a primeira vez que o Ingenuity está sozinho na superfície de Marte”, destaca a responsável pelo projecto Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da NASA, MiMi Aung.

“Agora temos a confirmação de que era o isolamento certo, os aquecedores certos e que tinha energia suficiente nas baterias para sobreviver às noites frias, o que é um grande sucesso para a equipa”, acrescenta MiMi Aung, concluindo que a equipa pode assim “continuar a preparar o Ingenuity para o seu primeiro teste de voo“.

Nos próximos dias, o Ingenuity passará por testes de motor e sensor.

Se tudo correr bem, o helicóptero desenvolvido por uma equipa suíça comandada pela Engenheira Aeronáutica portuguesa Florbela Costa, deve fazer o seu primeiro voo de teste na noite de domingo.

“Uma verdadeira façanha”

Se a experiência for bem-sucedida, será uma verdadeira façanha, porque o ar marciano tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Será o primeiro voo de um veículo motorizado noutro planeta.

Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilos e mede 1,2 metros de uma ponta à outra de suas pás.

A NASA revela que o helicóptero integra um pequeno pedaço de tecido da aeronave dos irmãos Wright que descolou há mais de um século na Carolina do Norte, nos EUA. Trata-se de uma forma de homenagem.

O Perseverance ficará colocado num ponto de observação onde poderá utilizar as suas câmaras para captar fotos de todo o processo de voo do Ingenuity.

A NASA planeia fazer até cinco voos de dificuldade gradual ao longo de um mês.

Este tipo de engenho pode revelar-se crucial, no futuro, para a exploração de planetas, pois permitirá ir a locais onde os robôs não conseguem chegar, nomeadamente a desfiladeiros.

A NASA está também a trabalhar na missão Dragonfly (Libélula, em português), que em 2026 enviará um drone até à maior lua de Saturno, a Titan, onde chegará em 2034.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …