Sobreviveu à primeira noite sozinho em Marte. Com dedo português, Ingenuity está pronto para fazer história

NASA

O helicóptero ultraligeiro Ingenuity, que chegou a Marte em Fevereiro acoplado ao robô Perseverance, sobreviveu à sua primeira noite sozinho no planeta. Foi um “grande passo” antes do seu primeiro voo naquele que será um marco na conquista do espaço.

O helicóptero ultraligeiro, que parece um grande ‘drone’, soltou-se do Perseverance no sábado passado.

Até agora, o Ingenuity alimentava-se da energia do robô Perseverance, mas neste momento, já só depende dos seus próprios painéis solares para sobreviver, aquecendo-se durante as noites geladas de Marte, quando a temperatura pode cair para -90° Celsius, informa a NASA.

Sobreviver à noite gelada de Marte foi “um marco importante” para o helicóptero ultraligeiro, aponta a agência espacial norte-americana.

“Esta é a primeira vez que o Ingenuity está sozinho na superfície de Marte”, destaca a responsável pelo projecto Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da NASA, MiMi Aung.

“Agora temos a confirmação de que era o isolamento certo, os aquecedores certos e que tinha energia suficiente nas baterias para sobreviver às noites frias, o que é um grande sucesso para a equipa”, acrescenta MiMi Aung, concluindo que a equipa pode assim “continuar a preparar o Ingenuity para o seu primeiro teste de voo“.

Nos próximos dias, o Ingenuity passará por testes de motor e sensor.

Se tudo correr bem, o helicóptero desenvolvido por uma equipa suíça comandada pela Engenheira Aeronáutica portuguesa Florbela Costa, deve fazer o seu primeiro voo de teste na noite de domingo.

“Uma verdadeira façanha”

Se a experiência for bem-sucedida, será uma verdadeira façanha, porque o ar marciano tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Será o primeiro voo de um veículo motorizado noutro planeta.

Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilos e mede 1,2 metros de uma ponta à outra de suas pás.

A NASA revela que o helicóptero integra um pequeno pedaço de tecido da aeronave dos irmãos Wright que descolou há mais de um século na Carolina do Norte, nos EUA. Trata-se de uma forma de homenagem.

O Perseverance ficará colocado num ponto de observação onde poderá utilizar as suas câmaras para captar fotos de todo o processo de voo do Ingenuity.

A NASA planeia fazer até cinco voos de dificuldade gradual ao longo de um mês.

Este tipo de engenho pode revelar-se crucial, no futuro, para a exploração de planetas, pois permitirá ir a locais onde os robôs não conseguem chegar, nomeadamente a desfiladeiros.

A NASA está também a trabalhar na missão Dragonfly (Libélula, em português), que em 2026 enviará um drone até à maior lua de Saturno, a Titan, onde chegará em 2034.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …