Perdido da família na fronteira da Síria, menino de 4 anos comove o mundo

Andrew Harper / UNCHR

Marwan, o menino que se perdeu da família ao cruzar a fronteira entre a Síria e a Jordânia

Marwan, o menino que se perdeu da família ao cruzar a fronteira entre a Síria e a Jordânia

É uma situação corriqueira nas fronteiras da Síria, mas para o pequeno Marwan, de 4 anos, deve ter sido aterrorizadora. Depois de no último domingo ter sido separado temporariamente da sua família no remoto posto de Hagallat, Marwan foi encontrado por uma equipa da agência de refugiados da ONU, a UNCHR.

Andrew Harper, responsável pela UNHCR, a agência da ONU na Jordânia, fotografou Marwan e publicou a imagem no Twitter. A foto foi reproduzida por internautas de todo o mundo.

Mas Harper diz que, por mais tocante que seja a imagem, não se trata de um caso invulgar no meio do “caos e confusão” gerado pela fuga de refugiados pelas fronteiras.

A maioria dos grupos são liderados por mães que levam consigo várias crianças e todas as suas posses para fora da Síria.

Quando os portões são abertos, refugiados desesperados amontoam-se enquanto tentam cruzá-los. Crianças perdem-se das suas famílias todos os dias.

Quando a situação se acalma, a equipa da UNHCR ajuda estas crianças e, normalmente, elas não ficam muito tempo perdidas.

Harper conta que, depois de cruzar a fronteira, Marwan reencontrou a mãe, o que aconteceu cerca de dez minutos depois de a foto ter sido tirada.

Esta terça-feira, Harper publicou outra foto no Twitter que mostra que Marwan estava atrás de um grupo de refugiados no momento em que foi abordado pela equipe da UNHCR.

“Ele está perdido, não está sozinho”, diz Harper.

Jared Kholer / UNCHR

O destaque na foto mostra que Marwan não estava muito longe de sua família quando foi abordado pela equipe da ONU

O destaque na foto mostra que Marwan não estava muito longe de sua família quando foi abordado pela equipe da ONU

Cruzar a fronteira é um momento de apreensão para as crianças e suas famílias – mais um trauma na jornada infernal entre suas vidas destruídas na Síria e o futuro incerto como refugiados em uma terra desconhecida.

A maioria dos refugiados que cruzam a fronteira em Hagallat – que não tem sequer uma estrada adequada – vem de Homs e de Al-Quaryatayn, e é provável que Marwan tenha vindo dos mesmos locais.

Marwan era apenas uma das cerca de mil pessoas que naquele dia cruzaram a fronteira em direcção à Jordânia.

Hoje existem 600 mil refugiados sírios registados pela UNHCR na Jordânia, só uma parte dos 2,4 milhões de refugiados estimados em toda a região.

Não se sabe o que o futuro reserva para o jovem Marwan.

Mas, assim como outras crianças que encontram alívio ao cruzar a fronteira, espera-se que também Marwan possa sonhar com um futuro melhor.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …