/

Perdido da família na fronteira da Síria, menino de 4 anos comove o mundo

Andrew Harper / UNCHR

Marwan, o menino que se perdeu da família ao cruzar a fronteira entre a Síria e a Jordânia

Marwan, o menino que se perdeu da família ao cruzar a fronteira entre a Síria e a Jordânia

É uma situação corriqueira nas fronteiras da Síria, mas para o pequeno Marwan, de 4 anos, deve ter sido aterrorizadora. Depois de no último domingo ter sido separado temporariamente da sua família no remoto posto de Hagallat, Marwan foi encontrado por uma equipa da agência de refugiados da ONU, a UNCHR.

Andrew Harper, responsável pela UNHCR, a agência da ONU na Jordânia, fotografou Marwan e publicou a imagem no Twitter. A foto foi reproduzida por internautas de todo o mundo.

Mas Harper diz que, por mais tocante que seja a imagem, não se trata de um caso invulgar no meio do “caos e confusão” gerado pela fuga de refugiados pelas fronteiras.

A maioria dos grupos são liderados por mães que levam consigo várias crianças e todas as suas posses para fora da Síria.

Quando os portões são abertos, refugiados desesperados amontoam-se enquanto tentam cruzá-los. Crianças perdem-se das suas famílias todos os dias.

Quando a situação se acalma, a equipa da UNHCR ajuda estas crianças e, normalmente, elas não ficam muito tempo perdidas.

Harper conta que, depois de cruzar a fronteira, Marwan reencontrou a mãe, o que aconteceu cerca de dez minutos depois de a foto ter sido tirada.

Esta terça-feira, Harper publicou outra foto no Twitter que mostra que Marwan estava atrás de um grupo de refugiados no momento em que foi abordado pela equipe da UNHCR.

“Ele está perdido, não está sozinho”, diz Harper.

Jared Kholer / UNCHR

O destaque na foto mostra que Marwan não estava muito longe de sua família quando foi abordado pela equipe da ONU

O destaque na foto mostra que Marwan não estava muito longe de sua família quando foi abordado pela equipe da ONU

Cruzar a fronteira é um momento de apreensão para as crianças e suas famílias – mais um trauma na jornada infernal entre suas vidas destruídas na Síria e o futuro incerto como refugiados em uma terra desconhecida.

A maioria dos refugiados que cruzam a fronteira em Hagallat – que não tem sequer uma estrada adequada – vem de Homs e de Al-Quaryatayn, e é provável que Marwan tenha vindo dos mesmos locais.

Marwan era apenas uma das cerca de mil pessoas que naquele dia cruzaram a fronteira em direcção à Jordânia.

Hoje existem 600 mil refugiados sírios registados pela UNHCR na Jordânia, só uma parte dos 2,4 milhões de refugiados estimados em toda a região.

Não se sabe o que o futuro reserva para o jovem Marwan.

Mas, assim como outras crianças que encontram alívio ao cruzar a fronteira, espera-se que também Marwan possa sonhar com um futuro melhor.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.