Perdeu a carteira? O Governo tem uma secção de “perdidos e achados”

Existe mesmo um Sistema Integrado de Informações sobre Perdidos e Achados. Pode dar jeito.

Perder a carteira. Deve acontecer todos os dias. Não temos números sobre isso, mas acreditamos que um português (ou mais) perde a sua carteira em cada dia que passa.

Se não encontrou os seus documentos nas horas ou nos dias seguintes, há algumas medidas imediatas a tomar.

Suspender cartões bancários, por exemplo. Informar o banco, cancelar ou suspender os cartões e participar a perda na polícia.

Em relação ao Cartão do Cidadão, pode ser feito um pedido de cancelamento: ou  no portal ePortugal num prazo de 10 dias, ou por telefone através da Linha Cartão Cidadão, ou presencialmente – deve consultar o Mapa do Cidadão para encontrar o local de atendimento mais próximo.

Em qualquer uma das opções, é aconselhável activar a chave móvel digital antes do cancelamento do cartão.

Mas, independentemente de suspensões ou cancelamentos de cartões, o que muita gente não sabe é que o Governo tem um portal de Perdidos & Achados.

Serve, obviamente, para procurar documentos ou objectos perdidos que foram entregues às autoridades.

Este site faz parte do Sistema Integrado de Informação sobre Perdidos e Achados criado pelo Ministério da Administração Interna e, surpreenda-se, já foi aprovado em Diário da República há mais de 15 anos.

Apresenta-se como um serviço inovador prestado aos cidadãos e visa permitir uma pesquisa rápida e simples sobre bens achados que foram entregues às forças de segurança (GNR e PSP).

O portal aconselha: se encontrar objetos, valores ou documentos abandonados em espaços públicos, entregue os mesmos nas autoridades ou a outras entidades que possuam estruturas de recepção de objetos perdidos, como é o caso de empresas transportadoras ou grandes superfícies comerciais.

As autoridades são: Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Ministério da Administração Interna.

Neste portal, pode procurar documentos ou objectos achados e consultar o local onde foi entregue o bem que procura, para que o possa recuperar mais facilmente.

Ao preencher o formulário, deve descrever o que perdeu e indicar a data (nem que seja aproximada) da perda.

Também pode subscrever resultados das pesquisas, para posterior notificação por e-mail, e uma área privada onde pode consultar o estado destas subscrições.

Na Antena 1, acrescenta-se que, caso não consiga recuperar os documentos, para a segunda via do Cartão do Cidadão pode visitar o balcão ‘Perdi a carteira’. Lá pode pedir substituição de documentos – mas só existe na Loja do Cidadão nas Laranjeiras, em Lisboa.

Sempre que possível, identifique os seus objectos para que, no caso de os perder, a sua recuperação seja facilitada.

Guarde facturas e outros documentos que permitam identificá-lo como o legítimo proprietário dos bens que adquira, acrescenta o portal de Perdidos e Achados.

Se encontrar objectos suspeitos, além de comunicar as autoridades, deve evitar mexer nos mesmos.

ZAP //

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