Casal pode perder custódia do filho por o ter levado para protesto em Moscovo

Yuri Kochetkov / EPA

As autoridades russas querem que um casal perca a custódia do filho de um ano por alegadamente o terem levado para um protesto não autorizado em Moscovo.

Segundo a Time, os procuradores alegam que Dmitri e Olga Prokazov puseram o seu filho de um ano em risco ao levá-lo, no passado dia 27 de julho, para o protesto não autorizado em Moscovo.

O protesto da oposição contra a exclusão de candidatos nas eleições locais de 8 setembro levou a um forte aparato policial e à detenção de mais de mil pessoas em poucas horas. Durante a semana, o líder da oposição Alexei Navalny tinha sido detido para evitar que pudesse liderar o protesto, tendo sido depois hospitalizado por uma reação alérgica grave.

De acordo com a revista norte-americana, foram várias as figuras públicas que se indignaram perante a decisão das autoridades para com este casal. Um desses casos foi Yevgeny Bunmovich, provedor dos direitos das crianças, que apelidou este ato de “chantagem política com crianças”.

Em declarações ao canal televisivo independente Dozhd TV, o pai da criança negou que ele e a mulher tenham participado no protesto e que estavam apenas a dar um passeio pelo centro da cidade. Embora estivesse a par da manifestação e simpatizasse com o movimento, Prokazov afirma que preferiu não fazer parte uma vez que estava com o filho.

Relativamente ao facto de terem deixado um amigo próximo pegar no filho durante o protesto, Prokazov insistiu que não estavam a fazer nada de errado. Esse homem está agora está a ser procurado sob a acusação de incitar tumultos e os investigadores afirmam que usou a criança como um escudo para cruzar as linhas policiais.

“Não sentimos nenhum perigo. Nunca nos ocorreu que pudéssemos estar a fazer alguma coisa errada”, diz o russo, acrescentando que ambos ficaram muito assustados quando a polícia entrou pela sua casa durante a noite para revistar o apartamento. “Ficámos chocados. Foi como se alguns monstros nos quisessem tirar o nosso filho. É bárbaro“.

A comissão eleitoral moscovita recusou o registo de 57 candidatos nas eleições de setembro, nos quais se incluem alguns dos principais dirigentes da oposição, que acusam as autoridades de manipular milhares de assinaturas recolhidas pelos candidatos e transcrevê-las incorretamente no registo eletrónico.

A oposição russa encara as eleições municipais como um primeiro passo para tentar ter representação na Duma (câmara baixa do Parlamento), nas próximas legislativas de 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …