Se perdeu o olfato por causa da covid-19, esta terapia pode ajudar

Uma organização britânica que se dedica à chamada “terapia do olfato” dá algumas dicas de como ultrapassar este sintoma, um dos principais da covid-19.

A anosmia – perda total ou parcial do olfato – foi identificada como um dos principais sintomas da covid-19, com alguns infetados a experienciar uma perda prolongada deste sentido muito tempo depois de se terem recuperado.

Segundo o site IFLScience, para combater esta situação, alguns pacientes estão a recorrer à chamada “terapia do olfato”. No Reino Unido, uma das organizações que está a ajudar estas pessoas é a AbScent.

“Neste momento, temos provavelmente três vezes mais membros do que antes do aparecimento da covid-19”, disse a fundadora da instituição, Chrissi Kelly, em entrevista ao Business Insider.

“Comecei a notar o interesse das pessoas em março quando, de repente, me começaram a contactar nas redes sociais, de países como o Irão, Itália e Espanha. Agora, temos mais de sete mil membros nos nossos grupos do Facebook”.

De acordo com o mesmo site, esta terapia é, essencialmente, uma forma de fisioterapia para os sentidos olfativos, que tenta aumentar a sensibilidade dos nervos do nariz para que possam responder melhor a estímulos como, por exemplo, óleos essenciais.

Segundo Kelly, o tratamento envolve um “kit” com vários cheiros – como rosa, limão, cravinho e eucalipto – que o paciente tem de cheirar durante 20 segundos, duas vezes por dia, durante um período mínimo de quatro meses.

Se não tiver estes óleos em casa, pode substituí-los por outras substâncias que tenham, igualmente, um cheiro forte, como é o caso do café e das especiarias. A chave está no treino.

Outra boa notícia é que os pacientes infetados com anosmia prolongada ainda são uma minoria. dos casos. De acordo com um estudo feito em Itália, 90% das pessoas afetadas por este sintoma recuperaram-no cerca de um mês depois.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …

Presidenciais. Tweets de Sara Sampaio e Barroco de Melo motivam abertura de inquérito no MP

Sara Sampaio e Eduardo Barroco de Melo fizeram publicações no Twitter, durante o período de reflexão para as últimas presidenciais, que serão agora investigadas pelo Ministério Público (MP). O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para …

2,5% da população respondeu "não" ao SMS de agendamento

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu ‘não’ à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação. Henrique …

El Salvador pede prisão de ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén por corrupção

Promotores de El Salvador emitiram um mandado de prisão contra o ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén sob a acusação de peculato, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. O procurador-geral Rodolfo Delgado disse na quinta-feira que as acusações …

Presidente chinês faz rara e discreta visita ao Tibete

O Presidente chinês fez uma rara visita ao Tibete, numa altura em que as autoridades reforçam o controlo sobre a cultura budista tradicional e impulsionam o desenvolvimento económico e modernização das infraestruturas da região dos …