Desenho de Leonardo da Vinci, do tamanho de um post-it, vendido por 10 milhões de euros

Cindy Ord / AFP

Head of a Bear, de Leonardo da Vinci

Head of a Bear, um desenho de Leonardo da Vinci, foi vendido na quinta-feira por 10 milhões de euros, um preço recorde para um desenho do artista em leilão.

Um pequeno estudo da cabeça de um urso realizado por Leonardo da Vinci foi vendido na quinta-feira por um valor recorde de 8,8 milhões de libras esterlinas (cerca de 10 milhões de euros) num leilão da Christie’s, em Londres.

O desenho, com sete centímetros quadrados, foi executado por volta de 1480 e é um dos oito desenhos conhecidos de Leonardo da Vinci que se encontram ainda em mãos de colecionadores privados, fora os que estão nas coleções da Coroa Real Britânica e de Devonshire, em Chatsworth, no norte de Inglaterra.



O recorde anterior para um desenho de Da Vinci pertencia a Horse and Rider (1480) (“Cavalo e Cavaleiro”), esboçados numa folha ligeiramente maior, e vendida por 8,1 milhões de libras esterlinas (cerca de nove milhões de euros), também num leilão da Christie’s, em Londres, em 2001.

A obra agora vendida pertencia ao colecionador americano Thomas Kaplan, proprietário da Leiden Collection, conhecida por reunir um número de obras de antigos mestres holandeses, sobreturo de Rembrandt.

Desenhada há 540 anos através da técnica de pena-de-prata sobre papel rosa-pálido, a cabeça de urso levava uma estimativa máxima ainda mais elevada, de 12 milhões de libras (cerca de 13 milhões de euros).

Embora a Christie’s não tenha divulgado a identidade do comprador, a licitação foi feita num único lanço de um homem e uma mulher que se encontravam presentes no leilão.

O desenho tinha sido anteriormente exibido na mostra dedicada a Leonardo da Vinci, em 2011, na National Gallery, em Londres, e no Long Museum, em Xangai (2017-2018) no âmbito da digressão mundial da Leiden Collection.

Anteriormente, fazia parte das coleções do pintor britânico do século XVIII Thomas Lawrence, e do negociante de arte Samuel Woodburn, que a vendeu na Christie’s, em 1860, por apenas 2,50 libras (2,9 euros).

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …