/

Uma pequena cidade europeia enriquece inventando notícias – e influenciando eleições

8

Uma boa parte dos sites de notícias falsas que apareceram em grande durante as eleições norte-americanas foram criados numa pequena cidade na Macedónia – onde adolescentes publicam histórias sensacionalistas para ganhar dinheiro com publicidade.

Um destes adolescentes é Goran (nome fictício), com uma aparência jovem, um blazer azul e uma camisa branca, o que lhe dá um ar de uniforme escolar. Mas essa não é a imagem que o jovem universitário, de 19 anos, quer passar.

Os americanos adoraram as nossas histórias e queremos ganhar dinheiro com isso”, diz Goran, fazendo questão de deixar o relógio de marca à mostra. “Quem se importa se são verdadeiras ou falsas?”

Ele é apenas um entre centenas de outros adolescentes da Macedónia que trabalham em empresas caseiras na pequena cidade de Veles, de onde saíram várias notícias favoráveis a Donald Trump durante as eleições nos Estados Unidos.

Goran começou a publicar histórias sensacionalistas, geralmente plágios de sites americanos de direita, há poucos meses.

Depois de copiar e colar vários artigos, criou manchetes chamativas, pagou ao Facebook para as partilhar com americanos sedentos por notícias sobre Trump, e quando as pessoas clicararam e partilharam as suas histórias, começou a ganhar dinheiro com a publicidade no seu site.

Goran diz ter trabalhado escrevendo histórias falsas durante apenas um mês, com o que ganhou 1800 euros. Mas Goran conta que os colegas chegam a ganhar milhares de euros por dia.

Quando questionado se não o preocupa que as notícias falsas possam ter influenciado as eleições nos Estados Unidos injustamente, ele ri-se.

“Os adolescentes na nossa cidade não se importam com quem os americanos votam“, diz. “Eles só estão satisfeitos por fazer dinheiro e comprar roupas e bebidas caras!”

A “corrida ao ouro digital” teve um impacto na economia de Veles, onde o salário médio é de apenas 350 euros mensais. Há carros novos pela cidade e os bares estão cheios de jovens a beber cocktails extravagantes.

Quando fazia parte da antiga Jugoslávia, a cidade chamava-se Titov Veles em homenagem ao presidente Josip Tito.

Agora, há quem lhe chame ironicamente Trump Veles.

Do lado de fora do portão de uma escola, todos os adolescentes admitem conhecer alguém envolvido nos sites ou ter o seu próprio “negócio”.

Um jovem com o rosto coberto de acne diz que trabalha oito horas por noite, depois da escola, no seu site.

Divulgar notícias falsas em sites de notícias não é ilegal, mas a prática de enganar leitores não está livre de ser considerada uma fraude.

Mas não para o presidente da câmara Slavco Chediev.

Não há dinheiro sujo em Veles“, diz o autarca à BBC, acrescentando que se orgulha da influência dos que chamou de “empreendedores” da sua cidade sobre as eleições nos EUA.

Segundo Ubavka Janevska, uma experiente jornalista macedónia de investigação, há pelo menos sete equipas organizadas a trabalhar com desinformação online, e ela calcula que algumas outras centenas de adolescentes trabalhem individualmente.

“Eu preocupo-me com a moral dos jovens em Veles”, diz Janevska à BBC. “Desde as eleições nos EUA, eles só pensam em mentir e ganhar dinheiro fácil com mentira”.

“Temos eleições parlamentares aqui na Macedónia em dezembro, e encontrei três domínios falsos registados na Sérvia e na Croácia. Esses sites estão a espalhar mentiras sobre o partido de oposição, o que pode prejudicar seriamente a campanha“, afirma a jornalista.

Goran diz ter desistido agora das notícias falsas, apesar de ter deixado escapar que acabou de comprar um novo laptop.

Mas questionado sobre o que a sua mãe diria sobre o seu negócio online, ele reage em choque.

“Acha que se o seu filho ganhasse 30 mil euros por mês, você acharia isso um problema?”, pergunta Goran.

 ZAP / BBC

8 Comments

  1. Os teenagers da Macedónia também decidem o futuro das Democracias europeias?
    Claro que sim, desde que lhes paguem 30 mil euros por mês para comprarem um bonito pópó e tomarem uns copos nos bares da moda!
    Viva o Pai Natal!

  2. As falsas notícias que os media transmitiram nunca foram favoráveis a Trump mas sim à Clinton, sempre confortável e alimentada por desinformação e mentiras.
    Trump atravessou a campanha bombardeado por tudo o que lhe pudesse ser prejudicial. Como a coisa não resultou, graças aos media independentes, tentam agora esta manobra… Que no fundo, tem como objectivo censurar vozes que se oponham a este gang..

    • Mais difícil de simular são audições no congresso dos USA, em que pessoas que foram voluntárias para ajudar nas assembleias eleitorais (há menos de 8 anos), toparam as manobras dos auto-denominados “democratas”, e passaram a ter problemas a toda a hora com visitas do irs, e várias agências governamentais, que nunca realmente os entalaram, mas nunca mais pararam de tentar. Até terem tentado denunciar a sua discordância com as “manobras” que toparam nunca tinham tido “problemas” com “o governo”. Por aqui se vê que a verdadeira agenda desse partidozito a longo prazo é assim uma espécie de “partido-único”. (Onde é que já vimos isto?) O último mes (?) do obamanismo vão caracterizar-se pela aprovação de leis e mais leis de opressão aos cidadãos e a todas as formas de liberdade. Está a acontecer.
      Esta notícia serve como mais um pretexto para futuras (imediatas) restrições. Por estas “reações” também se vê que havia um resultado estabelecido à partida tal que, não ser atingido é visto como “inadmissível”. É um erro informático! E portanto vale tudo para o anular. Realmente muito democrático. Vão acabar como uma união soviética. As voltas que o mundo dá…

      • Nem mais.
        Realmente, esta notícia é ridícula.
        Este é o “jornalismo” actual.. Meros papagaios dos grupos económicos..

    • Alguem de vocês se preocupou a consultar e avaliar pelo menos algumas das muitas barbaridades e mentiras ditas pelo próprio Trump, na TV ou no Twitter????

  3. Esta narrativa não é nada mais nada menos do que um pé para a Europa banir aquilo que chama de noticias falsas.

    Assim que acabaram as eleições no Estados Unidos, a comissão Europeia teve uma reunião com as pessoas que controlam o Twitter, Facebook, YouTube e até com a Microsoft, onde todos eles se comprometeram a “acabar com noticias falsas e narrativas indesejáveis.”

    Agora, o que são noticias falsas? Porque eu consigo provar preto no branco que a CNN, MSM, ABC, CBS, HP, etc, etc, etc todos mentiram descaradamente, mas como são de esquerda aparentemente não há problema.
    Por outras palavras, todos os jornais e websites de Direita agora são considerados “noticias falsas” mesmo que não haja nada a apontar, que não é favorável a esquerda, é automaticamente falso e a Europa quer eliminar/censurar, isto só pode acabar bem…

  4. O que dá verdadeiramente que pensar é quando ele diz ” quem se importa se as notícias são verdadeiras ou não” ?
    É mesmo passar um atestado de burrice a todos, uma forma clara de chamar mentecaptos a todos os leitores. Incrivel!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.