Uma pequena aldeia indiana rezou pela vitória de Kamala Harris

Os moradores de uma vila tâmil na Índia, onde nasceu o avô de Kamala Harris, rezaram esta terça-feira pela sua eleição como vice-presidente dos Estados Unidos, no dia em que termina a corrida eleitoral.

Thulasendrapuram, no estado de Tâmil Nadu, no sul do país, é a cidade natal do avô de Kamala Harris, um alto funcionário indiano identificado como P.V. Gopalan.

Aquela que, aos 56 anos, pode tornar-se, caso Joe Biden seja eleito para liderar a Casa Branca, a primeira mulher negra e originária do sul da Ásia a chegar ao cargo, nasceu no estado norte-americano da Califórnia, filha de um economista jamaicano e uma indiana especialista em cancro da mama.

A mãe, já falecida, Shyamala Gopalan, levava frequentemente Kamala Harris para a Índia e falava da influência positiva do seu avô.

No templo da aldeia, cerca de 60 residentes recitaram orações, espalharam leite na estátua de Dharma Sastha, um avatar do deus hindu Ayyapa popular na Índia, e ofereceram comida. Nas ruas próximas e em frente ao templo, foram instalados grandes retratos de Kamala Harris. O entusiasmo era palpável entre os moradores, muitos dos quais esperam vê-la a tornar-se vice-presidente dos Estados Unidos.

“A vila inteira está a apoiá-la. Esperamos vê-la a vencer e é por isso que temos orações especiais neste templo” afirmou Rajeh, um dos residentes à agência francesa France-Press.

Estamos imensamente orgulhosos por ser originária desta aldeia e Tamil Nadu. Quando ela vencer, queremos que visite a aldeia e venha a este templo. Até temos planos de oração especiais para ela”, acrescentou outro apoiante, Aruzmozhi Sudhakar.

Kamala Harris foi a primeira mulher negra a liderar os serviços judiciários no Estado mais populoso do país quando se tornou na procuradora-geral da Califórnia, cargo que ocupou entre 2011 e 2017. Depois disso, em 2017, tornou-se na primeira mulher com origens no sul da Ásia eleita para o Senado.

As urnas já fecharam nos Estados Unidos, mas a contagem dos votos continua. Biden segue à frente na corrida presidencial, mas há ainda milhões de votos por contar em estados que podem ser decisivos para desbloquear o impasse presidencial.

Tendo em conta a larga adesão dos eleitores, ​o desfecho da mais tensa eleição norte-americana das últimas décadas promete arrastar-se durante vários dias ou até semanas.

Para já, Joe Biden conta com 238 votos no Colégio Eleitoral, contra os 214 de Trump.

Para que um vencedor seja declarado são necessários 270 votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Essa mania que as pessoas têm de considerar negros, todos aqueles que não são branquinhas! Porquê que a senhora não pode ser considerada indiana ou castanha. Negro é o carvão!
    Que os americanos tenham estes tiques já não é novidade, aquilo está cheio de “caucasianos” , “afro-americanos”,” asiáticos”,”latinos” e mais um milhão de cores possíveis e imaginadas! agora um jornalista português usar estes termos é um bocado ou para o estúpido ou para o preguiçoso !

RESPONDER

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …