Uma pequena aldeia indiana rezou pela vitória de Kamala Harris

Os moradores de uma vila tâmil na Índia, onde nasceu o avô de Kamala Harris, rezaram esta terça-feira pela sua eleição como vice-presidente dos Estados Unidos, no dia em que termina a corrida eleitoral.

Thulasendrapuram, no estado de Tâmil Nadu, no sul do país, é a cidade natal do avô de Kamala Harris, um alto funcionário indiano identificado como P.V. Gopalan.

Aquela que, aos 56 anos, pode tornar-se, caso Joe Biden seja eleito para liderar a Casa Branca, a primeira mulher negra e originária do sul da Ásia a chegar ao cargo, nasceu no estado norte-americano da Califórnia, filha de um economista jamaicano e uma indiana especialista em cancro da mama.

A mãe, já falecida, Shyamala Gopalan, levava frequentemente Kamala Harris para a Índia e falava da influência positiva do seu avô.

No templo da aldeia, cerca de 60 residentes recitaram orações, espalharam leite na estátua de Dharma Sastha, um avatar do deus hindu Ayyapa popular na Índia, e ofereceram comida. Nas ruas próximas e em frente ao templo, foram instalados grandes retratos de Kamala Harris. O entusiasmo era palpável entre os moradores, muitos dos quais esperam vê-la a tornar-se vice-presidente dos Estados Unidos.

“A vila inteira está a apoiá-la. Esperamos vê-la a vencer e é por isso que temos orações especiais neste templo” afirmou Rajeh, um dos residentes à agência francesa France-Press.

Estamos imensamente orgulhosos por ser originária desta aldeia e Tamil Nadu. Quando ela vencer, queremos que visite a aldeia e venha a este templo. Até temos planos de oração especiais para ela”, acrescentou outro apoiante, Aruzmozhi Sudhakar.

Kamala Harris foi a primeira mulher negra a liderar os serviços judiciários no Estado mais populoso do país quando se tornou na procuradora-geral da Califórnia, cargo que ocupou entre 2011 e 2017. Depois disso, em 2017, tornou-se na primeira mulher com origens no sul da Ásia eleita para o Senado.

As urnas já fecharam nos Estados Unidos, mas a contagem dos votos continua. Biden segue à frente na corrida presidencial, mas há ainda milhões de votos por contar em estados que podem ser decisivos para desbloquear o impasse presidencial.

Tendo em conta a larga adesão dos eleitores, ​o desfecho da mais tensa eleição norte-americana das últimas décadas promete arrastar-se durante vários dias ou até semanas.

Para já, Joe Biden conta com 238 votos no Colégio Eleitoral, contra os 214 de Trump.

Para que um vencedor seja declarado são necessários 270 votos.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Essa mania que as pessoas têm de considerar negros, todos aqueles que não são branquinhas! Porquê que a senhora não pode ser considerada indiana ou castanha. Negro é o carvão!
    Que os americanos tenham estes tiques já não é novidade, aquilo está cheio de “caucasianos” , “afro-americanos”,” asiáticos”,”latinos” e mais um milhão de cores possíveis e imaginadas! agora um jornalista português usar estes termos é um bocado ou para o estúpido ou para o preguiçoso !

RESPONDER

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …

Ricardo Salgado já admite ser condenado - mas pede pena suspensa

A defesa de Salgado requereu a suspensão do julgamento que decorre no âmbito da Operação Marquês, argumentando que o antigo banqueiro é inimputável por sofrer de Alzheimer. Se o pedido não for atendido, a …

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …