Pepe arrisca castigo até dois anos. Relatório do árbitro menciona agressões de quatro jogadores

3

Estela Silva / Lusa

FC Porto - Sporting

Confusão no finais do FC Porto-Sporting (2-2) de 11 de Fevereiro de 2022.

O relatório do árbitro João Pinheiro menciona a agressão de quatro jogadores. Pepe arrisca um castigo de dois meses até dois anos.

Pepe está suspenso preventivamente e não pode voltar a jogar em competições nacionais até ser conhecida a decisão do processo disciplinar. O relatório do árbitro João Pinheiro menciona um pontapé do internacional português a Hugo Viana na confusão final do clássico entre o FC Porto e o Sporting CP.

“Pepe pontapeou um diretor da equipa adversária, praticando um ato de conduta violenta”, lê-se no relatório do árbitro. Hugo Viana tinha apresentado queixa a João Pinheiro por um pontapé de Pepe e o relatório confirma isso mesmo.

O defesa central arrisca um castigo de dois meses a dois anos, por agressão a um dirigente.

Bruno Tabata também está impedido de jogar até se conhecer a decisão do processo disciplinar. O jogador do Sporting empurrou o dirigente portista Luís Gonçalves, fazendo com que este caísse ao relvado.

Se for este o entendimento do Conselho de Disciplina da FPF, ambos os futebolistas incorrem em pesadas suspensões.

O artigo 145.º do Regulamento Disciplinar da Liga prevê castigos por “agressões praticadas pelos jogadores contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva […], dirigentes ou delegados ao jogo de outros clubes […]”.

Os dirigentes de ambos os clubes, Luís Gonçalves e Hugo Viana, foram expulsos e acusados pelo árbitro de terem entrado no campo para provocarem “um conflito com o adversário”.

O Sporting espera ainda que seja mencionada um outro episódio, no qual Pepe terá tentado esconder um objeto que, segundo estará presente no relatório do delegado da Liga, poderia tratar-se de uma bala caída junto à área dos ‘leões’.

O relatório de João Pinheiro retrata ainda as expulsões de Palhinha e Marchesín. O internacional português “agrediu um adversário com uma estalada”, enquanto o guarda-redes argentino “pontapeou um adversário”.

Nota-se ainda uma agressão, por parte de coletes azuis, ao defesa Matheus Reis.

“Após o final do jogo, três elementos que vestiam um colete azul atingiram o jogador […], tendo um deles agredido esse mesmo jogador com um murro nas costas”, lê-se no relatório citado pela Renascença.

Adicionalmente, “um elemento que vestia um colete laranja, um apanha-bolas e que se encontrava na zona lateral do terreno de jogo, atrás dos painéis publicitários, arremessou um isqueiro e água para dentro do terreno de jogo para um local onde se encontravam jogadores” do Sporting.

Por fim, um elemento que vestia um colete azul “arremessou um banco para dentro do terreno de jogo”.

Em declarações à Bola Branca, o jurista Diogo Soares Loureiro, especialista em direito do desporto, admitia como possível uma interdição do estádio do FC Porto.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. É outra cena digna dos túneis! Hulk e afins!! os do FCP ninguém viu pontapear ninguém! Não há uma única – UMA!! imagem que mostre agressões dos dois vermelhos do árbitro! Só o árbitro é que vê! O mesmo árbitro que não viu o penaltie nem viu a sapatada – nem sentiu ! – do Coates! O futebol português é um esgoto a céu aberto. Agora vem o Paixão – notícia que eu já sabia há mais de 7 anos e que foi expostas nos emails e só agora “pegam” para dar tempo, após o trânsito em julgado, – daqui a 10 anos ou mais! – de prescrever! ASCO!!

  2. Não sou adepto do fcp.
    Gosto bastante do Pepe como jogador e internacional português.
    Pena instabilidade emocional deste homem. É um caso de psiquiatria.

  3. Grande palmada do jogador Coates ao árbitro João Pinheiro que este sentiu como de uma meiguice se tratasse.
    O jogo começou com uma agressão de braço/cotovelo do jogador Mateus Reis ao jogador Fábio Vieira, mas levou só um amarelito pois foi demasiado visível para ficar sem nada e isto foi um mau início para o jogo.
    Os espectadores pagaram bilhete para um jogo no mínimo de 90 minutos e nem tiveram direito a ver metade, pois os jogadores de verde arranjaram paragens devido a grandes problemas físicos (imaginários) e até um deles, que estava fora das quatro linhas, quando viu o árbitro de costas, arrastou-se para dentro do terreno de jogo. Simplesmente hilariante.
    Resumindo, os portistas foram uns diabos terríveis e os verde e branco uns anjinhos puros.
    Haja decência na análise do que sucedeu durante e após o jogo e não sejam tendenciosos. Para bem do desporto nada devia ter acontecido, mas, no mínimo, a culpa foi dos dois clubes e não crucifiquem o Pepe pois há outros bem piores no adversário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.