Em Nova York, peões que mandem mensagens enquanto atravessam passadeiras podem ter multa

Uma nova lei proposta pelo senado do estado de Nova York pretende multar pessoas que usem o telemóvel para escrever ou ler mensagens enquanto atravessam passadeiras.

Se o documento for aprovado, os pedestres que sejam apanhados pela polícia a “usar um aparelho eletrónico móvel enquanto atravessam a via” podem ser multados com valores que podiam ir dos 25 e aos 250 dólares (cerca de 22 a 220 euros). A proposta prevê exceções para equipas de emergência médica, funcionários de hospital e bombeiros.

Todos os anos, cerca de 300 peões morrem em acidentes nas vias do estado de Nova York, segundo avança o jornal britânico The Guardian. Não é certo que todas estas mortes estejam relacionadas com o uso do telemóvel para escrever e enviar ou ler e a receber mensagens por parte dos peões, mas John Liu, o senador do estado de Nova York, está empenhado em reduzir o número de vítimas.

“A lei não diz que não se pode falar ao telemóvel. A lei visa, sim, as pessoas que estão a olhar para baixo e a mexer no telemóvel. É fácil esperar cinco segundos e atravessar a passadeira”, em segurança, defende o senador. Mas nem todos concordam.

Marco Conner, ativista e diretor executivo do grupo de Transportes Alternativos, afirma que a lei não tem fundamento e que será fonte de “policiamento subjetivo e discriminatório“. “Não há referência a números ou dados. A maioria dos acidentes de trânsito em todo o país são causados pelo condutor. Isto é uma forma disfarçada de culpar as vítimas”, defende Conner.

Jonh Liu admite que a lei não será bem aceite entre a população. Diz ainda que o controlo de peões que usam o telemóvel enquanto atravessam a passadeira não será uma prioridade para a polícia. “A minha intenção é ajudar os nova-iorquinos e lembrá-los do que devem fazer: esperar os cinco segundos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muitas outras multas deveriam ser impostas com o celular grudado nas orelhas ou nas mãos principalmente quando a insanidade vem se usufruindo de vias públicas dirigindo veículos. Obs:- E que a multa lhe venha arregalar os olhos por muitos anos!

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …