/

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a “ver” e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma escovagem rápida e delicada.

Cientistas do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) e do Soft Math Lab da Universidade de Harvard esperam que o novo robô, batizado de RoboWig, ajude a inovar o campo dos cuidados pessoais.

O braço robótico é equipado com uma escova de cabelo com sensores que pode automatizar o processo de higiene. De acordo com o TechXplore, o RoboWig foi especialmente programado para escovar de uma forma que minimiza a dor e leva em consideração a ondulação.

Os cabelos devem ser desembaraçados começando na parte inferior e avançando lentamente para a parte superior, de modo a evitar o “bloqueio” das fibras. Apesar de esta ser uma lição aprendida por toda a gente que já escovou cabelos, “é algo que podemos agora replicar e usar para informar um robô”, explicou a investigadora Josie Hughes.

O braço usa uma câmara para avaliar e identificar a ondulação do cabelo. Depois, a escova com sensores e cerdas macias penteia e desembaraça o cabelo usando um sistema de controlo de loop fechado, que recebe feedback de uma saída e executa automaticamente uma ação sem intervenção humana.

O objetivo da equipa é que esta tecnologia seja usada em pacientes que não conseguem executar fisicamente uma tarefa tão simples quanto pentear o cabelo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.