/

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Shanahan “autorizou o comandante do Corpo de Engenheiros do Exército a começar a projetar e executar até mil milhões de dólares de apoio ao departamento de Segurança Interna, à Alfândega e à Patrulha de Fronteira”, segundo um comunicado do Pentágono.

O departamento de Segurança Interna pediu ao Pentágono a construção de 92 quilómetros de um muro de 5,5 metros de altura, a construção de uma estrada paralela e a iluminação da linha de fronteira.

O Presidente disse que precisa de poderes excecionais, para proteger a nação dos imigrantes ilegais e dos traficantes de drogas, considerando que a rejeição por parte do Congresso para os cerca de cinco mil milhões de euros que pediu para a construção do muro o levaram a declarar o estado de emergência.

Donald Trump tinha declarado estado de emergência, alegando razões de segurança, para conseguir canalizar fundos orçamentais para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México, uma das suas bandeiras da campanha eleitoral, em 2016. Por 51 votos a favor contra 49 contra (onde os Republicanos dominam por 53 contra 47), a resolução foi aprovada. Por 51 votos a favor contra 49 contra (onde os Republicanos dominam por 53 contra 47), a resolução foi aprovada.

Com o veto presidencial, a declaração de emergência nacional regressa à Câmara de Representantes, onde será preciso uma maioria qualificada de dois terços para rejeitar de novo a proposta de Donald Trump. Entre os senadores Republicanos que votaram ao lado dos Democratas surgem nomes relevantes do partido, como Mitt Romney, do Utah, que foi candidato presidencial em 2012.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.