Pentágono consegue identificar pessoas pelos seus batimentos cardíacos

O batimento cardíaco é muito diferente em pacientes doentes e saudáveis

O Departamento de Defesa dos EUA desenvolveu uma nova tecnologia a laser que permite identificar pessoas pelo seu batimento cardíaco. Esta nova tecnologia biométrica está a ser testada e aperfeiçoada pelo exército norte-americano.

A tecnologia biométrica tem grandes potencialidades no uso militar, estando a decorrer vários testes e experiências neste âmbito.

O reconhecimento facial é uma das tecnologias de detecção biométrica que já é aplicada no terreno de batalha. Contudo exige que o rosto do potencial inimigo esteja visível e pode ser dificultada pela fraca iluminação, por barbas, óculos de sol ou lenços.

Assim, no Pentágono, a sede do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA, equacionam-se novas formas de identificar potenciais ameaças.

Foi neste sentido que se desenvolveu um laser que permite “identificar pessoas à distância pelo seu batimento cardíaco“, mesmo com as roupas vestidas, como relata o MIT Technology Review.

Todos temos um coração diferente, “como a íris ou a impressão digital”, temos também uma “assinatura cardíaca única”, destaca o MIT, frisando que, ao contrário do rosto, o batimento cardíaco “permanece constante e não pode ser alterado ou disfarçado”.

É com base nesta verdade que foi desenvolvido o dispositivo Jetson que “usa uma técnica conhecida como vibrometria a laser para detectar o movimento da superfície causado pelo batimento cardíaco”, frisa o MIT.

O Jetson pode, assim, “identificar pessoas sem ver as suas caras”, “detectando as assinaturas cardíacas únicas” de cada pessoa através de um laser infravermelho, acrescenta o MIT.

De acordo com o relato da revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o Jetson tem uma precisão de cerca de 95% em condições ideais, mas só funciona, actualmente, até distâncias de 200 metros e precisa de um banco de dados prévio de assinaturas cardíacas.

Outro dos problemas da nova tecnologia é que só funciona com alvos parados, em pé ou sentados, e que não tenham roupas demasiado pesadas (como por exemplo, um casaco de Inverno).

O MIT explica que o dispositivo tira partido da tecnologia já existente para “verificar a vibração à distância em estruturas como turbinas eólicas” e que demora “cerca de 30 segundos para obter um bom retorno”.

Deste modo, fica patente que não foi ainda possível contornar o facto de a maioria das tecnologias de identificação biométrica precisarem de condições estáveis para funcionarem, como é o caso dos reconhecimentos facial e de voz, bem como da impressão digital. Garantir a estabilidade necessária pode ser um problema no campo de batalha.

O Laboratório Avançado de Pesquisa (ARL na sigla original em Inglês) do Exército dos EUA está a trabalhar no aperfeiçoamento desta e de outras tecnologias, com o desenvolvimento de sensores integrados, de wearables, de armamento e de veículos com recurso ao que se chama a IoBT (a Internet of Battlefield Things ou seja a Internet das Coisas do Campo de Batalha na tradução para Português).

A breve prazo, poderemos ter nas operações de guerra escudos de mísseis a laser e veículos terrestres e aéreos, e até os próprios soldados, que serão robôs autónomos, como vaticina o MIT.

No campo da tecnologia biométrica, o caminho passa por envolver no processo também imagens open source provenientes das redes sociais, bem como analítica comportamental e inteligência artificial para melhorar a identificação.

Os avanços em termos da tecnologia biométrica de batimento cardíaco também podem vir a ser usados na Saúde, nomeadamente para detectar arritmias e outras condições cardíacas de forma remota ou para monitorizar a condição de pacientes sem terem que estar ligados a máquinas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …