Pensionistas recebem presente este mês com bónus extra e acertos no IRS

6

Além do bónus extra que pode chegar aos 200 euros, os pensionistas vão ainda beneficiar do acerto do IRS com efeitos retroativos a contar desde janeiro, que pode isentá-los do imposto este mês.

Milhões de pensionistas em Portugal vão receber, durante o mês de outubro, um suplemento extraordinário que varia entre 100 e 200 euros, proporcionando um “cheirinho” a Natal antecipado. Este bónus será atribuído a beneficiários com pensões mensais até 1527,78 euros, abrangendo tanto o sistema público quanto o privado, incluindo pensionistas bancários, com pensões de velhice, invalidez e sobrevivência.

O valor do suplemento extraordinário será distribuído de acordo com o montante da pensão. Pensionistas com rendimentos até 509,26 euros irão receber um reforço de 200 euros. Para quem aufere entre 509,26 euros e 1018,52 euros, o bónus será de 150 euros. Já os pensionistas com pensões entre 1018,52 euros e 1527,78 euros terão direito a 100 euros.

O diploma governamental que regulamenta esta medida especifica que o suplemento não será somado diretamente à pensão mensal, sendo sujeito a uma retenção autónoma, lembra o Correio da Manhã.

Este cuidado visa evitar que os beneficiários mudem de escalão de rendimentos e sejam penalizados fiscalmente. Adicionalmente, este montante extra não será considerado para efeitos de cálculo do Complemento Solidário para Idosos, salvaguardando o valor das pensões mais baixas.

Além do suplemento extraordinário, os pensionistas também irão beneficiar dos acertos relativos ao IRS, com rendimentos retroativos a janeiro. A redução nas tabelas de IRS, aplicável até ao sexto escalão, pode até resultar na isenção do pagamento de imposto neste mês. Segundo o Ministério da Segurança Social, esta alteração fiscal será sentida até ao final do ano, proporcionando um alívio adicional no orçamento dos pensionistas.

Por fim, o Governo anunciou que vai pôr fim à lei que impede o aumento das pensões no ano seguinte à sua atribuição. Esta mudança atende a uma reivindicação do Movimento JPR, que tem estado a pressionar para a revisão desta legislação, visando garantir um maior apoio aos reformados no país.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Recebemos bónus e mais bónus mas a saúde e a educação não temos médicos nem professores.
    Para conhecimento e os devidos efeitos informo que na passada semana, sábado, pelas 15.0 horas fui ao Centro Médico de Sesimbra estava aberto ao público mas não tinha um único médico, já agora um Centro novo com excelente qualidade ou será que é daqueles Centros que futuramente vai ser privatizado.
    Atendendo a esta situação não seria melhor não receber os referidos bónus e beneficiarmos dos cuidados médicos e termos escolas com todos os professores
    Face a estas situações será que já estamos em pré campanha eleitoral ?!..

    • Paulo José, estou plenamente de acordo consigo no concerne a ter médicos de família e instalações condignas, mas estes pequenos valores dão muito jeito a imensos reformados e pensionistas, se fosse-mos por esse caminho então havia muito a onde cortar, como por exemplo: não aplicar o IRS Jovem, não conceder subsídios a quem não quer trabalhar, subsídios de reinserção social, etc. etc. O grande problema destas pequenas benesses é que, tal como aconteceu quando António Costa deu em outubro de 2022 meia pensão, iremos pagar em 2025, aquando a entrega do IRS de 2024. Isto é o que se costuma dizer dão com uma mão e tiram com outra.

  2. É a chamada compra de votos, entretanto o saque ao Orçamento de Estado continua e os partidos a ver quem dá mais, economia subsidiada, “turismo” subsidiado, negócios/empresas privadas que não fazem nada e nem querem trabalhar a receber subsídios do Estado, estagnação económica, trabalho não há, cunhas e corrupção, o abismo é já ali.

  3. Se fosse eu que manda-se ….fazia como na primaria no quadro de ardosia .Apagava tudo e voltava a escrever de novo .
    Seja …toda a função publica para a rua e voltava a contratar .
    Cvs meus Srs …Cvs.
    Talvez se ganha-se algo com isso .
    Alguem me disse que agora nem com dez AOS nos safamos .
    Discordo .
    Tem de ser apenas um e eleito democraticamente .
    Mais do que isso começam a ver quem tem a pila maior , etc.
    Rezem …rezem muito…só pode ser isso que nos vai safar .
    Felicidades.

  4. Apenas propagando politica, bonos de circunstância são uma vergonha. Aumentem como deve ser , com regularidade e não a brincar , se não fosse educado mandava-vos brincar com quem deviam !!!!!

  5. Podem dizer o que quiserem e fazer as contas que entenderem, de uma coisa é certa, meu voto não mudará por estes ou outros valores. Não me vendo por dinheiro, nem por trocados. Se for para votar, farei o que faço há mais de 40 anos: calço as pantufas no dia da eleições. .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.