80% dos pensionistas vão ter um aumento real já no próximo ano

Count_Count / Flickr

Mesmo que a economia não cresça os 2,3% esperados pelo Governo em 2018, a generalidade dos pensionistas vai ter um aumento em 2019.

A generalidade dos pensionistas vai ter um aumento no próximo ano, mesmo que a economia tropece em 2018 e não cresça os esperados 2,3%. Para os 2,9 milhões de pensões, o equivalente a 80% do total, cujo valor é inferior a 857 euros, o aumento será real.

Estas atualizações deverão abranger as pensões de velhice, sobrevivência e invalidez pagas pela Segurança Social e pela Caixa Geral de Aposentações. Ainda assim, o alcance será ditado pelo crescimento da economia e pela inflação.

Para que haja o aumento real para a maioria dos pensionistas, é necessário que o produto interno bruto (PIB) cresça mais de 2% nos dois anos anteriores, medidos em setembro. O Diário de Notícias dá conta de que, desde o final de 2016, que a economia cresce acima do valor médio de 2% e, ainda que os primeiros três meses tenham revelado um abrandamento, todas as instituições acreditam num desempenho a rondar os 2,3%.

Assim, as pensões até dois indexantes de apoios sociais (IAS) deverão ter, a partir de 2019, um aumento de cerca de 1,5%.

Segundo a fórmula legal, quando a economia cresce mais de 2% e menos de 3%, as pensões até àquele montante são atualizadas em linha com a taxa de inflação, a que se somam 0,5 pontos percentuais. Se a inflação se mantiver próxima dos 1,08% registados em abril, o acréscimo será, assim, de 1,58%.

No que diz respeito às pensões mais altas, estas são aumentadas em linha com a taxa de inflação, deduzida de 0,25%. Isto significa que quem recebe entre aproximadamente 2570 euros e 5142 euros brutos mensais deverá contar com um aumento de cerca de 0,8%.

Contudo, estes valores poderão ser mais elevados caso a inflação vier a situar-se mais próxima do valor projetado pelo Governo no Programa de Estabilidade, em que se aponta para 1,4%.

De acordo com o jornal, os dados oficiais mostram que há cerca de 2,9 milhões de pensões até dois IAS. Depois dos aumentos de janeiro deste ano, o Governo prepara-se para repetir em agosto um novo aumento extraordinário, que alcançará 1,6 milhões de pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há que subir pensões, mas o tuga que descanse que tudo há de encarecer para que ninguém estranhe! Quando num país em que cerca de mais de 40% do vencimento vai para (“local desconhecido” chamado de IRS, depois IVA e posteriormente IMI, IUC… e livrem-se de precisar de ajuda na saúde)! Está tudo pensado 😉

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …