80% dos pensionistas vão ter um aumento real já no próximo ano

Count_Count / Flickr

Mesmo que a economia não cresça os 2,3% esperados pelo Governo em 2018, a generalidade dos pensionistas vai ter um aumento em 2019.

A generalidade dos pensionistas vai ter um aumento no próximo ano, mesmo que a economia tropece em 2018 e não cresça os esperados 2,3%. Para os 2,9 milhões de pensões, o equivalente a 80% do total, cujo valor é inferior a 857 euros, o aumento será real.

Estas atualizações deverão abranger as pensões de velhice, sobrevivência e invalidez pagas pela Segurança Social e pela Caixa Geral de Aposentações. Ainda assim, o alcance será ditado pelo crescimento da economia e pela inflação.

Para que haja o aumento real para a maioria dos pensionistas, é necessário que o produto interno bruto (PIB) cresça mais de 2% nos dois anos anteriores, medidos em setembro. O Diário de Notícias dá conta de que, desde o final de 2016, que a economia cresce acima do valor médio de 2% e, ainda que os primeiros três meses tenham revelado um abrandamento, todas as instituições acreditam num desempenho a rondar os 2,3%.

Assim, as pensões até dois indexantes de apoios sociais (IAS) deverão ter, a partir de 2019, um aumento de cerca de 1,5%.

Segundo a fórmula legal, quando a economia cresce mais de 2% e menos de 3%, as pensões até àquele montante são atualizadas em linha com a taxa de inflação, a que se somam 0,5 pontos percentuais. Se a inflação se mantiver próxima dos 1,08% registados em abril, o acréscimo será, assim, de 1,58%.

No que diz respeito às pensões mais altas, estas são aumentadas em linha com a taxa de inflação, deduzida de 0,25%. Isto significa que quem recebe entre aproximadamente 2570 euros e 5142 euros brutos mensais deverá contar com um aumento de cerca de 0,8%.

Contudo, estes valores poderão ser mais elevados caso a inflação vier a situar-se mais próxima do valor projetado pelo Governo no Programa de Estabilidade, em que se aponta para 1,4%.

De acordo com o jornal, os dados oficiais mostram que há cerca de 2,9 milhões de pensões até dois IAS. Depois dos aumentos de janeiro deste ano, o Governo prepara-se para repetir em agosto um novo aumento extraordinário, que alcançará 1,6 milhões de pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há que subir pensões, mas o tuga que descanse que tudo há de encarecer para que ninguém estranhe! Quando num país em que cerca de mais de 40% do vencimento vai para (“local desconhecido” chamado de IRS, depois IVA e posteriormente IMI, IUC… e livrem-se de precisar de ajuda na saúde)! Está tudo pensado 😉

RESPONDER

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …