Penas até 21 anos de prisão para acusados de homicídio no Campo Grande

António Cotrim / Lusa

Os três arguidos acusados de terem roubado e matado um jovem, em dezembro de 2019, no Campo Grande, em Lisboa, foram condenados, esta sexta-feira, a penas de prisão entre os 12 e os 21 anos.

De acordo com o acórdão, lido no Campus da Justiça, o principal arguido, acusado de ter desferido com uma arma branca os golpes que causaram a morte do jovem, foi condenado a um cúmulo jurídico de 21 anos de prisão. Os outros dois arguidos foram condenados a penas únicas de 12 e de 14 anos.

Segundo o jornal Público, os três arguidos foram julgados, além do homicídio, por 12 crimes de roubo, ofensas à integridade física e crimes de dano.

Na anterior sessão do julgamento, a 4 de dezembro, o Ministério Público tinha pedido prisão efetiva para os três arguidos, com penas moldadas com vista à reinserção na sociedade, e a absolvição de um quarto, que foi julgado apenas por recetação e não pelo homicídio, acrescenta o mesmo diário.

Já Gustavo Silva, o advogado que representa os pais do jovem assassinado, tinha pedido a pena máxima – 25 anos de prisão – para os três acusados, tendo acrescentado que nenhum mostrou arrependimento ou pediu desculpa.

Pedro Fonseca, de 24 anos, foi assassinado na zona do Campo Grande, em Lisboa, quando os três arguidos, na altura do crime com 20, 18 e 17 anos, o tentavam assaltar. Recém-licenciado em Engenharia Informática, o jovem era filho de um ex-inspetor da Política Judiciária (PJ).

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fez-se justiça parcial…irónico não falarem em racismo de assassinos africanos, negros, sobre um branco. Se fosse o contrário, o texto seria outro!
    Os grandes culpados, não são estes assassinos, mas os governantes que ao longo de quase 50 anos (!) t~em fomentado a indisciplina e a violência social, porque é disso que a esquerda sempre viveu, bem com da inveja!
    A pseudo.direita em Portugal, tem-se acobardado e sido servil aos corruptos que nos governam.
    Até quando? Já chega de tanta miséria e endividamento!

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …