Pelo menos três portugueses detidos por protestos na Venezuela

Cristian Hernandez / EPA

Protestos de 6 de Abril de 2017 em Caracas, Venezuela

Protestos em Caracas, Venezuela

Pelo menos três portugueses foram detidos nos últimos dias pelas autoridades venezuelanas quando se manifestavam conta o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na localidade de Los Teques, no Estado de Miranda, a sul de Caracas.

Fontes da comunidade portuguesa explicaram à agência Lusa que as detenções ocorreram desde a última segunda-feira e que inicialmente os familiares foram dados por desaparecidos, vindo depois a verificar que tinham sido detidos pelas forças de segurança.

Estamos a viver momentos de angústia, primeiro porque não sabíamos nada, estavam desaparecidos, e agora porque já sabemos que estão detidos e não sabemos como ajudá-los”, explicou o familiar de um dos detidos à Lusa.

A comunidade está indecisa entre dar visibilidade às detenções, identificando os detidos, dar declarações aos jornalistas ou manter-se em silêncio, desconhecendo qual será a opção mais “benéfica” para os portugueses, temendo que possam vir a ser “acusados de terrorismo e submetidos a julgamentos em tribunais militares”, apesar de serem civis. Por outro lado, há a possibilidade de vários luso-descendentes estarem também detidos pelas autoridades.

Desde segunda-feiraque residentes em três localidades do Estado de Miranda (Los Teques, Santo António e San Pedro de Los Altos), levantaram barricadas em protesto contra as políticas do Governo do Presidente Nicolás Maduro. Nessas três localidades vivem pelo menos duas dezenas de milhar de portugueses e luso-descendentes.

Os organismos de segurança reprimiram fortemente os manifestantes, com gás lacrimogéneo e tiros de borracha, uma situação que contrariou a população fazendo com que mais pessoas se unissem aos protestos. Ao mesmo tempo que ocorrem as manifestações, dezenas de estabelecimentos comerciais foram saqueados por populares.

As estradas que ligam aquela localidade a Caracas e à auto-estrada Regional do Centro (interior do país), permanecem bloqueadas pela população, com vários portugueses impedidos de se aproximarem dos seus estabelecimentos comerciais e desconhecendo em que estado se encontram.

Reforçados os bloqueios pelos manifestantes, as forças de segurança tentaram aceder àquelas localidades, desde la Colónia de Tovar (Estado de Arágua), mas a população local bloqueou também a passagem para o Estado de Miranda.

Na Venezuela, as manifestações a favor e contra o Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde 1 de abril último, desde que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) divulgou duas sentenças que limitavam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assumia as funções do parlamento.

Entre queixas sobre o aumento da repressão, os opositores manifestam-se ainda contra a convocatória de uma Assembleia Constituinte, formada a 1 de maio pelo Presidente Nicolás Maduro. Dados oficiais dão conta de que pelo menos 48 pessoas já morreram desde o início da crise.

// Lusa

RESPONDER

-

Primeiro transplante de medula óssea em Portugal foi há 30 anos

O primeiro transplante de medula óssea foi feito há 30 anos no IPO de Lisboa a uma criança de seis anos e foi “um sucesso”. Cientificamente, a evolução nunca parou neste instituto, faltando agora capacidade …

-

Escola vai usar reconhecimento facial para apanhar alunos desatentos

A Escola Superior de Gestão de Paris vai adoptar um software chamado Nestor, que usa reconhecimento facial para detetar quando os alunos não estão a prestar atenção e inteligência artificial para melhorar as aulas. Numa primeira fase, …

Impressão de artista de um quasar e de uma galáxia vizinha em fusão

Astrónomos detetam galáxias de crescimento rápido que podem resolver puzzle cósmico

Astrónomos descobriram um novo tipo de galáxia no início do Universo, menos de mil milhões de anos após o Big Bang, que estão a formar estrelas a um ritmo cem vezes superior ao da nossa …

-

Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda. Em vez de usar o esperma de doadores …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografias do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens de câmaras de vigilância nas quais aparece o alegado autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registadas algumas horas …

-

Juízes não vão discutir revisão "incompleta" dos Estatutos apresentada pelo Governo

O Conselho Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) deliberou hoje "não discutir" o projeto relativo à revisão de Estatuto dos Magistrados Judiciais enviado pelo Ministério da Justiça, em virtude de aquele documento de …

-

Estado Islâmico reivindica ataque contra coptas no Egipto

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou este sábado o ataque registado na sexta-feira contra um autocarro que transportava cristãos coptas e que matou 29 pessoas, incluindo crianças. A Amaq, a agência de propaganda do EI, divulgou …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pyongyang acusa Seul de violar o seu espaço aéreo

A Coreia do Norte acusou este sábado a Coreia do Sul de violar o seu espaço aéreo com um aparelho não tripulado, um incidente que qualificou como uma "grave provocação militar", segundo a agência de notícias …

O primeiro-ministro, António Costa

Primeiro-ministro defende ser necessário preparar já o quadro comunitário pós-2020

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que tem de começar já a ser preparado o quadro comunitário pós-2020, considerando que esse poderá ser uma oportunidade para intervenções rodoviárias que ficaram por fazer. “O pós-2020 é …

Airlander 10, o "Rabo Voador"

A maior aeronave do mundo faz terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, conseguiu completar o seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de “rabo voador”, o híbrido de avião e dirigível ficou no ar durante cerca de 180 minutos nesta …