Pelo menos 49 foram mortos nas últimas 24 horas no Egipto

Aschevogel / Flickr

Manifestantes na Praça Tahrir no Cairo, Egipto

Manifestantes na Praça Tahrir no Cairo, Egipto

Pelo menos 49 pessoas morreram nas últimas 24 horas no Egito, onde partidários do poder e opositores se manifestaram no sábado para assinalar o terceiro aniversário da revolta de 2011, foi hoje divulgado.

Além disso, 247 pessoas ficaram feridas, indicou o Ministério da Saúde num comunicado.

O Ministério do Interior, por seu turno, informou que 1.079 pessoas foram detidas à margem dos desfiles. As autoridades têm reprimido implacavelmente qualquer manifestação da oposição nos últimos sete meses, depois do exército ter destituído e detido o presidente islamita Mohamed Morsi.

Desde 03 de julho, mais de um milhar de manifestantes pró-Morsi foi morto por soldados e polícias, ou por partidários das novas autoridades.

Sábado, no Cairo, centenas de opositores que se manifestavam foram violentamente dispersados pela polícia, que utilizou fogo real e gás lacrimogéneo. Ao mesmo tempo, milhares de partidários do regime concentravam-se na praça Tahrir, epicentro da revolta de 2011.

Durante a noite prosseguiram em várias províncias do país os confrontos entre partidários e opositores das novas autoridades e as forças de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …