Pela primeira vez um medicamento para Alzheimer deu provas de reverter a doença

(dr) baycrest.org

-

Há esperança para os milhões de pessoas afetadas pela doença de Alzheimer, em todo o mundo. Pela primeira vez, um medicamento deu provas de reverter o mecanismo da doença.

Segundo os resultados de um estudo clínico de 18 meses revelados pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly, um novo medicamento, o Solanezumab, consegue reduzir a progressão da doença de Alzheimer em pelo menos 30%.

A descoberta foi anunciada esta quarta-feira em Washington durante a AAIC, a conferência anual da Associação Internacional de Alzheimer.

Após décadas de pesquisas sobre o Alzheimer, alguns dos principais investigadores da área disseram estar muito confiantes de que estamos próximos de encontrar finalmente um tratamento efetivo.

“O chavão que se repete desde sempre é uau, estamos a cinco anos de um tratamento realmente efetivo”, diz Steven Ferris, que dirige o programa de testes clínicos de Alzheimer no Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque.

“Seria prematuro dizer que tivemos um avanço decisivo, mas há muitas coisas em andamento que são bastante promissoras”, acrescentou Ferris, que está envolvido com os testes há mais de 40 anos.

O medicamento da Lilly bloqueia a beta-amiloide, proteína que causa placas cerebrais tóxicas características da doença mental progressiva.

Os resultados do estudo, que envolveu 1300 pacientes e que teve uma duração de 18 meses, mostraram que a perda de memória foi 30% mais lenta nos pacientes que tomaram o medicamento do que nos restantes.

“Esta é a primeira demonstração de uma droga que verdadeiramente altera a evolução da doença, muda o seu curso de uma forma irrevogável”, disse Eric Karran, diretor de investigação na Alzheimer’s Research UK, em declarações ao The Guardian.

“Isto deixa-nos menos indefesos perante esta terrível doença”, acrescentou Karran.

É um avanço extraordinário“, conclui o cientista.

ZAP / Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que a Divina Providência ilumine estas pessoas que dão o seu melhor na busca de soluções para minorar o sofrimento humano.

  2. Esperemos antes que não haja qualquer divina entidade a providenciar pois isso só traria mais escuridão (ignorância e sofrimento) à Humanidade.

RESPONDER

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …

ADSE: Hospitais privados faturaram 21 milhões a mais em 2017 e 2018

A ADSE fechou o ano passado com mais dinheiro em caixa do que no ano anterior, contrariando a tendência de queda registada nos últimos três anos, revela o Relatório de Atividades do instituto que gere …

Pré-reforma travada por serviços do Estado

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo. Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer …

Acordo com SIRESP estava por horas. Já passaram quase 2 semanas

Há duas semanas, António Costa disse que o acordo com o SIRESP estava por horas. A proposta de pré-acordo que chegou há mais de uma semana ao Ministério das Finanças ainda não obteve resposta por …