Pela primeira vez, o reconhecimento facial levou à detenção de um homem inocente

Pela primeira vez, um algoritmo de inteligência artificial de reconhecimento facial usado por polícias levou a uma detenção indevida depois de identificar um homem inocente como criminoso.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Robert Julian-Borchak Williams, um homem negro de 42 anos, foi preso em janeiro, depois de a polícia de Detroit lhe ter dito para se entregar. Quando Williams chegou à esquadra, foi preso porque a inteligência artificial de reconhecimento facial determinou que era a pessoa vista nas imagens de vigilância de um furto em 2018.

Embora Williams tenha sido libertado 30 horas depois após pagar a fiança e o caso tenha sido julgado improcedente, a sua prisão aponta para um problema muito maior de a polícia usar algoritmos não confiáveis.

Segundo o NPR, especialistas em direitos civis dizem que Williams é o primeiro exemplo documentado nos Estados Unidos de alguém preso indevidamente com base numa pista falsa produzido pela tecnologia de reconhecimento facial.

“Eu suspeito fortemente que este não é o primeiro caso a identificar mal alguém para prendê-lo por um crime que não cometeu”, disse Clare Garvie, advogada da Universidade de Georgetown. “Esta é apenas a primeira vez que sabemos sobre isso.”

Há muito tempo que críticos do reconhecimento facial argumentam que a tecnologia não é suficientemente sofisticada para identificar suspeitos de forma confiável – especialmente de fotografias de vigilância desfocadas.

Além disso, estudos académicos e governamentais demonstraram que os sistemas de reconhecimento facial identificam pessoas de cor com mais frequência do que as brancas.

Os programadores de reconhecimento facial alertaram repetidamente contra o uso da sua tecnologia como única base para uma detenção.

Aliás, o software que a polícia de Detroit usou para identificar incorretamente Williams exibe resultados ao lado do seguinte aviso: “Este documento não é uma identificação positiva. É apenas uma pista de investigação e não é provável causa de prisão”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …