Pela primeira vez, o reconhecimento facial levou à detenção de um homem inocente

Pela primeira vez, um algoritmo de inteligência artificial de reconhecimento facial usado por polícias levou a uma detenção indevida depois de identificar um homem inocente como criminoso.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Robert Julian-Borchak Williams, um homem negro de 42 anos, foi preso em janeiro, depois de a polícia de Detroit lhe ter dito para se entregar. Quando Williams chegou à esquadra, foi preso porque a inteligência artificial de reconhecimento facial determinou que era a pessoa vista nas imagens de vigilância de um furto em 2018.

Embora Williams tenha sido libertado 30 horas depois após pagar a fiança e o caso tenha sido julgado improcedente, a sua prisão aponta para um problema muito maior de a polícia usar algoritmos não confiáveis.

Segundo o NPR, especialistas em direitos civis dizem que Williams é o primeiro exemplo documentado nos Estados Unidos de alguém preso indevidamente com base numa pista falsa produzido pela tecnologia de reconhecimento facial.

“Eu suspeito fortemente que este não é o primeiro caso a identificar mal alguém para prendê-lo por um crime que não cometeu”, disse Clare Garvie, advogada da Universidade de Georgetown. “Esta é apenas a primeira vez que sabemos sobre isso.”

Há muito tempo que críticos do reconhecimento facial argumentam que a tecnologia não é suficientemente sofisticada para identificar suspeitos de forma confiável – especialmente de fotografias de vigilância desfocadas.

Além disso, estudos académicos e governamentais demonstraram que os sistemas de reconhecimento facial identificam pessoas de cor com mais frequência do que as brancas.

Os programadores de reconhecimento facial alertaram repetidamente contra o uso da sua tecnologia como única base para uma detenção.

Aliás, o software que a polícia de Detroit usou para identificar incorretamente Williams exibe resultados ao lado do seguinte aviso: “Este documento não é uma identificação positiva. É apenas uma pista de investigação e não é provável causa de prisão”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …