Pela primeira vez, FBI divulga relatório sobre a morte de Kurt Cobain

No mês passado, e discretamente, o FBI divulgou, pela primeira vez, um arquivo sobre a morte do vocalista da banda Nirvana Kurt Cobain.

O documento de 10 páginas fazia parte de uma investigação e agora está localizado na biblioteca online Freedom of Information, The Vault, que inclui duas mensagens de texto datadas de 2006 a pedir para investigar as suspeitas de que o músico foi assassinado.

Em 5 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto com um tiro de espingarda na sua casa em Seattle e deitado ao lado de uma nota de suicídio. Foi determinado que se tinha suicidado.

O e-mail e a carta que pedia ao FBI que a narrativa oficial fosse questionada citavam informações que circularam nos meios de comunicação. Os nomes dos autores foram redigidos no arquivo publicado.

“Milhões de fãs ao redor do mundo gostariam de ver as inconsistências em torno da morte esclarecidas de uma vez por todas”, lê-se no e-mail, originalmente publicado pela Rolling Stone e citado pelo jornal britânico The Independent. “É triste pensar que uma injustiça dessa natureza pode ser permitida nos Estados Unidos.”

Uma carta afirmava que o “assassino de Cobain ainda está por aí e agora, por causa da pressa do departamento de polícia, tem a oportunidade de fazer outras vítimas“.

O autor até compilou as evidências que apoiariam a sua teoria: que não havia impressões digitais na arma e que, na carta de despedida que Cobain deixou, não mencionava o seu desejo de tirar a própria vida, “exceto pela parte que estava com outra letra e que parecia ter sido acrescentada no final”.

O FBI respondeu à carta, dizendo que esse tipo de investigação não estaria no seu poder.

“Agradecemos sua preocupação de que Cobain possa ter sido vítima de um homicídio”, escreveu. “No entanto, a maioria das investigações de homicídio/morte geralmente cai sob a jurisdição das autoridades estaduais e locais… Com base nas informações que forneceu, não conseguimos identificar qualquer violação da lei federal dentro da jurisdição investigativa do FBI.”

O FBI anexou uma carta de um funcionário do Gabinete de Relações Públicas e Parlamentares dos Estados Unidos em resposta a uma carta dirigida a Janet Reno, que era a procuradora-geral dos Estados Unidos na época. A sua carta inicial não foi incluída nos documentos publicados.

O arquivo também incluía notas da produtora da série documental “Unsolved Mysteries”, que produziu um segmento em 1997 sobre Cobain que levantou questões sobre a sua morte.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …