Pela primeira vez em oito anos, todas as pensões deverão ser atualizadas em 2018

partidosocialista / Flickr

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Desde 2009 que todas as pensões não são atualizadas. Se o valor da inflação previsto para este ano se concretizar, todas serão atualizadas, mesmo as mais altas.

Caso a inflação prevista para este ano (1,6%) se concretizar, no próximo ano todas as pensões, mesmo as mais altas, vão ser atualizadas, adianta o Público esta sexta-feira.

A atualização das pensões é feita de acordo com uma fórmula que tem em conta a inflação de dezembro (sem habitação) e o crescimento médio do PIB nos dois anos anteriores ao do aumento.

No entanto, quando o PIB cresce abaixo de 2% (o cenário mais provável para este ano), o aumento das pensões depende exclusivamente do valor da inflação, que terá de ser superior a 0,75% para que todos os pensionistas sejam abrangidos.

Desta forma, escreve o jornal, quem tem uma pensão igual ou inferior a 842,64 euros terá um aumento igual à inflação. Quem receber entre 842,65 euros e 2527,92 euros tem uma atualização correspondente à inflação menos 0,5 pontos. Já os que recebem acima terão uma correção que corresponde à inflação deduzida de 0,75%.

Há oito anos que esta atualização das pensões não acontecia. A última vez foi em 2009.

Contudo, alerta o diário, este aumento não vai cobrir a subida dos preços para todos os pensionistas, aquilo que é uma exigência dos partidos que apoiam o Governo.

Para o Executivo responder às pretensões do PCP, BE e PEV, e mantendo a aplicação da fórmula tal como está, só um crescimento médio do PIB igual a 2% nos últimos dois anos garante aumentos reais e apenas para quem tem reformas mais baixas. Já quem recebe pensões acima de 2527,92 só teria aumentos reais num cenário de crescimento do PIB igual ou superior a 3%.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se por cada promessa dum político não cumprida, um morresse…. o primeiro vivo a aparecer seria daqui a 583 triliões de anos luz. se alguém acredita em promessas políticas, ou é acéfalo ou utópico!!!!!!!!!!!!!!!! promessas, promessas, promessas…. leva-as o diabo!!!! politicamente falando: inflação 3%, aumento da pensão 0,01%, logo o otário tem um aumento fantástico do nível de vida em 10%…!!!!!!!!!!!! isto não é real, pensa você… e é um facto… falo de liguagem pulhítica….

  2. Esta linguagem pulhítica… é uma forma encapotada de dizer, que na verdade são as pensões mais altas que querem de facto aumentar. As dos pulhíticos claro!!! Mas como lhes falta moral para assumir o descaramento. Há que criar manobras de distracção… Atirar areia aos olhos do povo.

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …