Governador regional da Tessália declarou o estado de emergência, depois do caso preocupante no porto de Volos.
As alterações climáticas estarão na origem da morte de milhares de peixes, que apareceram no porto de Volos, na Grécia.
Após o aparecimento na semana passada de mais de 100 toneladas de peixes mortos, o governador regional da Tessália declarou o estado de emergência.
Já foram utilizados arrastões de pesca e máquinas de terraplanagem para tirar os peixes mortos do mar do local.
“Estamos a trabalhar com quem quiser ajudar a acabar com este fenómeno o mais rapidamente possível”, declarou a vice-governadora Anna Maria Papadimitriou, citado no canal Euronews.
A baía e os rios próximos ficaram cheios de peixes de água doce mortos – deslocados dos seus habitats normais por causa das inundações do Outuno passado. Foi uma tempestade mortal que causou grandes inundações no centro da Grécia.
Mas depois houve meses de seca severa, com fraca precipitação e sucessivas ondas de calor ao longo deste Verão.
Como não houve rede na foz do rio que vai dar a Volos, os peixes de água doce foram arrastados pelas águas das cheias, entraram em contacto com a água do mar e morreram.
O presidente da Câmara de Volos, Achilleas Beos, já avisou: o mau cheiro é insuportável e avisou os peixes em decomposição podem causar uma catástrofe ambiental.
E o mau cheiro origina outro problema: afasta os turistas da região. E seis praias deixaram de ter temporariamente o estatuto de bandeira azul.
Já neste domingo, as autoridades gregas anunciaram várias medidas para apoiar as empresas locais: subsídios, isenção temporária de impostos e seguros e programas de promoção do turismo e da região.
alterações climática!!!! Inundações no inverno e outono, seca no verão!!!! Aqui está a grande definição das “ alterações climática“