Peixes mortos e espuma na água do rio Tejo

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para a existência de peixes mortos e espuma na água do rio Tejo na zona de Abrantes, uma situação que levou à instauração de um auto de crime contra a natureza.

Em declarações à agência Lusa, Carla Graça, coordenadora do grupo de trabalho da água da Quercus, explicou que no início de maio chegaram à associação “dezenas de denúncias de cidadãos residentes junto às zonas afetadas”, entre Vila Velha de Ródão e Abrantes.

“Começámos a receber dezenas de denúncias de vários pontos ao longo do Tejo, desde a zona de Castelo Branco até à zona sul de Abrantes. Nas denúncias, a população relatava a existência de peixes mortos junto à barragem de Belver, no concelho de Mação (Santarém) “, adiantou.

De acordo com Carla Graça, a população relatava também que a água apresentava uma coloração acastanhada e com espuma à superfície, uma situação recorrente entre Vila Velha de Ródão e Abrantes.

Na sequência das denúncias, a Quercus contactou o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) em colaboração com os serviços da Proteção Civil de Abrantes e a Administração de Região Hidrográfica (ARH).

“O SEPNA deslocou-se ao local, tirou fotografias e percebeu que o problema estava numa zona da ribeira do Açafal, um afluente do Tejo junto a Vila Velha de Ródão, tendo levantado de seguida autos de contraordenação e um auto de crime contra a natureza”, adiantou a responsável, salientando que não foram ainda identificadas empresas.

De acordo com informação do SEPNA que chegou à Quercus na semana passada, foi levantado um auto de notícia por crime contra a natureza, que foi remetido para o Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, e dois autos de notícia por contraordenação, por falta de licença para a rejeição de águas residuais.

“A situação, que é recorrente, tem sido por diversas vezes denunciada pela Quercus. No entanto, desta vez, o caudal reduzido do Rio Tejo vem agravar ainda mais este problema de poluição, uma vez que a capacidade de autodepuração do rio se encontra comprometida”, disse.

Segundo a responsável, o caudal reduzido que se verifica no Rio Tejo praticamente todos os anos na época de estiagem é uma prova de que a Convenção de Albufeira, da forma como atualmente se encontra implementada, não garante o bom estado ecológico das massas de água e é um obstáculo ao cumprimento da Diretiva Quadro da Água.

“Por isso, decidimos alertar para a necessidade de renegociação da Convenção de Albufeira, no sentido de garantir caudais ecológicos com uma maior frequência, de modo a garantir o bom estado ecológico do Tejo ao longo de todo o ano, e em particular durante o período de estiagem”, disse.

A Quercus alerta ainda a Administração Pública para a necessidade do cumprimento cabal da legislação ambiental pelos vários utilizadores da água.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …