Esfoliar a pele? Os peixes desafiam a morte para o conseguir

Cientistas descobriram que os peixes gostam de desafiar a morte de forma frequente, esfregando-se em várias espécies de tubarões. E tudo porque precisam de uma esfoliação.

Em comunicado, a equipa de cientistas da Universidade de Miami (UM) explica que, apesar de este comportamento dos peixes já ter sido observado várias vezes, a sua investigação descobriu que é mais comum do que se pensava.

Os investigadores analisaram fotografias subaquáticas, vídeos, imagens de drone e relatos de testemunhas e encontraram 47 casos de peixes a esfregar-se na pele de tubarões, que foram documentados em 13 sítios à volta do mundo.

Estas situações duraram entre oito segundos e mais de cinco minutos, registaram-se entre 12 espécies de peixes e oito de tubarões – incluindo os temíveis tubarões-brancos – e o número de peixes variou de um a mais de uma centena.

“Embora este comportamento já tenha sido bem documentado entre peixes e objetos inanimados, como areia ou rochas, esta escolha de optar por um tubarão parece ser o único cenário na natureza em que as presas ativamente procuram e se esfregam contra um predador”, disse Lacey Williams, estudante da universidade norte-americana e uma das autoras do estudo publicado, em outubro, na revista científica Ecology.

“Apesar de não sabermos exatamente o porquê de isto acontecer, temos algumas teorias. A pele do tubarão está coberta por pequenas escamas parecidas com dentes, chamadas dentículos dérmicos, que dão uma espécie de lixa áspera a estes peixes”, explicou Neil Hammerschlag, professor associado da UM e co-autor do estudo.

“Suspeitamos que o atrito contra a pele do tubarão pode desempenhar um papel vital na remoção de parasitas ou de outros elementos irritantes para a pele, melhorando assim a saúde dos peixes.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.