Peixe-pulmonado-australiano tem o maior genoma alguma vez sequenciado

Vassil / Wikimedia

Neoceratodus forsteri.

O peixe-pulmonado-australiano tem o maior genoma algumas vez sequenciado, revela um novo estudo. Os cientistas descobriram que o genoma deste peixe tem 43 mil milhões de pares de bases, cerca de 14 vezes mais do que o genoma humano.

De acordo com a New Scientist, o seu genoma é 30% maior do que o do anterior recordista: o axolote, um anfíbio mexicano que a equipa de investigadores sequenciou em 2018.

O axolote, à semelhança de outras espécies animais, possui a formidável capacidade de regenerar os seus tecidos, fazendo “nascer” novamente membros, o tecido cardíaco e até a medula espinal.



Sequenciado o genoma do axolote, a super-salamandra que pode guardar o segredo da regeneração humana

O líder da equipa de investigação, Siegfried Schloissnig, do Instituto de Pesquisa de Patologia Molecular, salienta que para chegar ao resultado foram precisas 100 mil horas de poder de processamento computacional. O estudo foi publicado esta semana na revista científica Nature.

O peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri) é nativo dos rios do estado de Queensland, na Austrália. Atinge até 150 centímetros de comprimento e é um peixe carnívoro, que se alimenta de pequenos peixes, batráquios, girinos e invertebrados. Schloissnig realça que ao longo da evolução da espécie, a sua aparência pouco mudou.

A nova análise genómica mostra de forma inequívoca que os peixes-pulmonados-australianos estão mais intimamente relacionados com a linha evolutiva que deu origem aos animais de quatro patas do que com os celacantos — como se pensava anteriormente.

“Para sair da água, você precisa de se adaptar a um estilo de vida terrestre”, diz Schloissnig. “Você tem que ser capaz de respirar, você tem que ser capaz de cheirar”.

O peixe-pulmonado-australiano é semelhante aos anfíbios no que toca ao número de genes associados ao desenvolvimento de pulmões, membros articulados e deteção de cheiros.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …