Pedro Nuno comprou casa por 506 mil euros. Mas, para o IMI, vale 48 mil

11

António Pedro Santos / Lusa

O Secretário Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos

Candidato a primeiro-ministro paga IMI de 143 euros por ano. Pedro Nuno salienta que é preciso olhar para o contexto, não para os números absolutos.

O IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis.

É a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que calcula o VPT para cada caso. Há um código próprio para isso.

Nas contas do IMI entra também a taxa, que é definida anualmente por cada município.

Mas voltando ao VPT, esse Valor Patrimonial Tributário é, no fundo, o valor do imóvel para efeitos de tributação.

No caso – e na casa – de Pedro Nuno Santos, o valor atribuído para efeitos de tributação ficou bem longe do valor que o político pagou pela casa.

O jornal Correio da Manhã informa que, em 2022, o líder do PS comprou uma casa perto de Montemor-o-Novo por 506 mil euros. A AT avaliou-a por 48 mil euros – é esse o VPT. É menos de 10% do preço da casa.

Como essa avaliação influencia a anuidade do IMI, Pedro Nuno paga 143 euros por ano pelo imposto nesse imóvel (a taxa em Montemor-o-Novo é 0,3% sobre o VPT).

Refira-se que a AT não avalia o imóvel em cada momento de transmissão.

O terreno tem uma área total de 2.2 hectares; com casa, espaço exterior e piscina. A piscina foi construída durante as remodelações recentes – e, após as obras, o VPT até subiu (era de 28 mil euros).

Aliás, o líder dos socialistas relatou que só avançou para a compra do prédio quando as obras dos donos anteriores fossem legalizadas – algo que aconteceu no final de 2021.

O jornal acrescenta que, nesta casa de 248 m2, a caderneta predial urbana não refere a piscina que existe no imóvel.

Pedro Nuno Santos já reagiu e sublinhou que é preciso olhar mais para o contexto da casa do que para números absolutos.

“A justiça e adequação dos atuais níveis de VPT não se deve averiguar em absoluto, nem pela análise da diferença entre VPT e valor de mercado registada em relação a um prédio, mas sim no sentido de averiguar se, na mesma área e em relação a prédios equivalentes, existem ou não injustiças relativas e grandes discrepâncias quanto a essas diferenças”, comentou o candidato a primeiro-ministro.

O secretário-geral do PS também considera que não se deve actualizar, de forma generalizada, os VPT para aproximá-los dos valores de mercado das casas: “Isso provocaria um enorme aumento da carga fiscal em IMI, onerando em especial os imóveis para habitação”.

Pedro Nuno vai averiguar a situação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, por causa da piscina, que não está mencionada na caderneta predial urbana. Aí vai perceber se vai haver algum ajustamento.

Já nesta segunda-feira, Pedro Nuno Santos comentou: “Eu pago o IMI que decorre da avaliação das Finanças como qualquer português”.

(artigo actualizado)

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Pois… uns são mais portuguesses que outros… e um candidato a 1º ministro… perseguição política? um gestor comprovas dadas… na TAP… tudo normal, em Portugal!!!

  2. Eu tenho uma casa, pequena, sem piscina, o vss as cor da casa é 65.000 € e eu pago mais de 65 euros!
    Como é que este senhor, candidato a primeiro ministro paga tão pouco?

  3. Eu tenho uma casa de 160 metros quadrados, remodelada a 34 anos e pago por ano de imi 240 euros e a casa é numa aldeia.. este pais e para alguns andarem sempre a mama

  4. Todos os políticos que roubam os Portugueses,e fizessem as trafulhices dos imi,deviam ser proibidos de desempenharem funções no estado.
    Que péssimo exemplo dão estes senhores soas Portugueses,simplesmente vergonhoso.

  5. Continuem a votar nesta gentalha. Este agora promete tudo e mais alguma. Quem o ouvir falar, há de pensar que ele não esteve no governo nos últimos 8 anos…

  6. Este ainda não é pm e já mostra bem que é esperto. Que fará SE for????? GRANDES POLITI COS que temos!!!!! VERGONHA!!!!!! Triste país!!!!!!,

  7. Os políticos são uma casta de ladrões. E depois o povo quase se degladia para votar neste ou naquele. Eu pago o meu IMI, conforme a Câmara determina, mas este larápio, por um casa de luxo paga uma bagatela. Prendam estas pessoas, por favor. Isto está a saque. Até o Palácio de S. Bento estava cheio de notas numa gaveta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.