Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Maxim Shemetov / AFP

Pedri (Espanha) vs Seferovic (Suíça)

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada.

A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio olímpico de futebol. Nas meias-finais registaram-se dois empates a zero, nos 90 minutos.

O Brasil venceu o México nas grandes penalidades, a Espanha derrotou o Japão no prolongamento por 1-0.



Qualificados para a final (o cenário seria igual caso disputasse a medalha de bronze), os espanhóis vão jogar seis vezes no Japão e, se não aparecer qualquer imprevisto, Pedri vai bater um recorde, no que diz respeito à temporada 2020/21.

Incluindo os Jogos Olímpicos ainda no calendário da época passada, Pedro González chegará ao total de 73 encontros oficiais na temporada. Um recorde que pertencia a Bruno Fernandes, que com o Europeu 2020 chegou aos 72 jogos.

A Rádio Catalunha lembra que o jovem de 18 anos jogou em 37 das 38 jornadas do campeonato espanhol. Só foi dispensado na última ronda, quando o Barcelona já sabia que não ia ser campeão nacional. Jogou duas vezes na Supertaça de Espanha, seis na Taça do Rei e sete na Liga dos Campeões. Um total de 52 partidas, com quatro golos apontados pelo Barcelona.

O selecionador espanhol Luis Enrique esteve atento e chamou o médio para a qualificação para o Mundial 2022 e para a fase final do Europeu, onde participou em todos os jogos e foi mesmo eleito o melhor jovem do torneio. Além disso, os seus números destacaram-se na prova.

Luis Enrique não evitou os elogios públicos ao seu jogador: “Alguém reparou no que fez um menino de 18 anos num Europeu, que se chama Pedri? Nem o Don Andrés Iniesta fez isto, com esta idade. Nem em Europeus, nem em Mundiais ou Jogos Olímpicos… Nunca se viu alguém com 18 anos a jogar assim. É algo que escapa a qualquer lógica”.

Luis de la Fuente, selecionador dos sub-21 e que liderou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, também contou com Pedri na qualificação para o Europeu sub-21 e agora no torneio olímpico. O jovem volta a ser peça fundamental, sendo sempre titular no Japão, tal como tinha acontecido no Europeu, poucas semanas antes.

Somando todos os jogos oficiais, e incluindo já a final do próximo sábado diante do Brasil, serão 73 encontros realizados em menos de um ano.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …

11 de Setembro. Documento do FBI relata encontros entre terroristas e diplomatas da Arábia Saudita

Apesar de não dar provas directas do envolvimento do governo da Arábia Saudita no 11 de Setembro, um relatório do FBI que foi desclassificado no âmbito do 20º aniversário dos atentados detalha contactos e apoio …

Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

Desmobilização deverá acontecer quando 85% da população estiver dispor do esquema vacinal contra a covid-19 completo. A task-force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” …

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos. Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da …

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …