“Pedras elétricas” do Congo tornaram-se virais na internet. O que são?

Tem circulado um vídeo pelas redes sociais de umas chamadas “pedras elétricas”, na República Democrática do Congo. O que são?

Um vídeo viralizou nas redes sociais no qual se vê dois homens a manusear uma rocha de aparência metálica na República Democrática do Congo.

Ao conectar as duas extremidades de um fio à rocha, uma luz acende-se, indicando que a pedra está eletricamente carregada. A natureza do material e a origem da carga gerou dúvidas pela internet.

O vídeo impressionante gerou comparações do material com o metal fictício do universo Marvel, o vibranium. Embora não haja confirmação de qual seja a composição do mineral registado, a maior probabilidade é que seja o chamado Coltan. Este minério tem o nome derivado dos dois minerais que o compõem: a columbita e a tantalita.

A columbita e a tantalita são as fontes de dois importantes elementos para a fabricação de dispositivos eletrónicos: respetivamente, o nióbio e o tântalo. A República Democrática do Congo é o país que mais possui reservas destes minérios no mundo.

Fonte de elementos fundamentais na indústria eletrónica, o Coltan fornece o nióbio, cujas aplicações incluem ligas metálicas avançadas, utilizadas na indústria espacial e na biomédica, por exemplo. O tântalo também pode compor ligas semelhantes, mas a sua principal aplicação é na fabricação de processadores para computadores, telemóveis e outros.

A República Democrática do Congo tem um complexo contexto socioeconómico decorrente da exploração de reservas minerais no país e, nelas — especialmente nas de Coltan —, é usada mão de obra infantil e em condições de semiescravidão.

As guerras constantes no país também são consequência da mineração, já que forças rebeldes organizam-se para dominar a extração do Coltan desde a sua descoberta, por volta dos anos 2000.

O material que aparece no vídeo não foi confirmado, mas, pelo contexto da exploração do Coltan na República Democrática do Congo e a sua aplicação comercial, o Coltan é o candidato mais provável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.