/

Pedidos de ajuda nos Alcoólicos Anónimos estão a aumentar

tainara / Flickr

-

Os Alcoólicos Anónimos (AA) receberam mais de quatro pedidos de ajuda por dia em 2013, só no serviço de atendimento telefónico – uma procura que está a aumentar, sobretudo por parte de familiares.

Donatila Arcadinho afirma que os AA têm verificado um aumento dos pedidos de ajuda por pessoas com problemas de alcoolismo, mas principalmente por parte de familiares.

“Temos tido um ligeiro aumento da procura, mas mais de familiares que pedem ajuda. Os alcoólicos só pedem quando reconhecem que têm uma doença”, o que é sempre mais difícil, explicou a responsável na véspera de assinalar o Dia Mundial dos Alcoólicos Anónimos (10 de junho).

As estatísticas do serviço de atendimento telefónico dos AA mostram que em 2013 foram atendidas 1.572 chamadas, 98% (1.537) das quais eram pedidos de ajuda. As restantes eram pedidos de informação.

Do total de chamadas, 711 foram feitas por familiares, 707 pelos próprios e 154 por outras pessoas. Foram encaminhados para o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) 172 casos (nas regiões onde não havia grupos ou quando foi pedido internamento).

As estatísticas disponíveis para 2014 revelam que até abril houve 572 pedidos de ajuda, de um total de 595 chamadas recebidas.

A discriminação mensal mostra um aumento gradual de pedidos de ajuda: 131 em janeiro, 133 em fevereiro, 157 em março e 174 em abril.

A comunidade portuguesa dos Alcoólicos Anónimos assinala este ano o seu 79º aniversário.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.