Pedido de patente da Microsoft revela planos para datacenters submarinos

O Projeto Natick, da Microsoft, é daquelas empreitadas que se parecem demasiado com filmes de ficção – mas que são totalmente reais. E se 50% dos homens vivem nas costas, porque não também os seus dados?

Para lidar com a necessidade de datacenters cada vez maiores e instalações mais complexas a cada dia que passa, a Microsoft quer construir instalações submarinas, que fiquem no fundo do oceano e funcionem de maneira autónoma.

Revelado pela primeira vez em 2016, o projecto ainda se encontra em fase preliminar de desenvolvimento, e não está sequer próximo do lançamento. Mas entretanto, um registo de patente pedido pela Microsoft mostra que a companhia quer proteger os servidores de intrusões – porque mesmo submersos, os dados precisam de ser protegidos.

As unidades estão a ser concebidas para funcionar de forma autónoma, exigindo quase nenhuma manutenção, mas isso também significa que guardas e segurança convencional também não estarão presentes no local – que, nunca nos vamos cansar de repetir, fica no fundo do mar.

Entretanto, a Microsoft está consciente de que hackers podem tentar chegar ao local usando veículos submarinos, drones ou mergulhado pessoalmente.

Por isso, a empresa de Redmond está a trabalhar em sistemas que detectariam qualquer tentativa de intrusão e invalidariam as informações dos servidores – o que inclui mesmo o uso da água como forma de destruir o equipamento e evitar a obtenção dos dados.

Além disso, o uso de mecanismos de criptografia de alto nível, intensificados ainda mais, torna qualquer tipo de ficheiro obtido indevidamente completamente inútil. Mas a Microsoft está até a preparar-se para a possibilidade de os criminosos recorrerem ao uso de “mamíferos treinados” ou outros animais para acederem o servidor.

Nestes casos, e também para evitar que qualquer vida marinha curiosa transforme o datacenter em morada, a empresa vai cobrir toda a estrutura com corais – o que não apenas serve para o ocultar, mas também contribui para o ecossistema aquático.

Ao cobrir os datacenters com corais, a empresa consegue ainda um arrefecimento extra para os servidores, o que impede os animais de encontrarem ao local também pelo bloqueio de temperatura: o isolamento do calor das máquinas dificulta a sua localização, uma alternativa que também pode confundir sistemas de localização que utilizem mapas de calor métrica.

O Project Natick ainda está em fase de planeamento, e a Microsoft está ainda a muitos anos de distância do início de testes e eventual lançamento.

Mas a ideia de um datacenter submerso pode mesmo acabar por ser a solução para a empresa, na medida em que as arquitecturas de cloud computing crescem a um ritmo acelerado, requerendo cada vez mais investimentos em estruturas físicas e pessoal qualificado.

A ideia é encurtar o percurso que os dados precisam de fazer, principalmente em zonas litorais – uma medida que, se transformada em realidade, pode melhorar a qualidade de ligações em locais remotos e representar uma alternativa económica para o futuro do cloud computing.

Quando apresentou o projceto, em fevereiro de 2016, a Microsoft comparou a iniciativa com o lançamento de um foguete — tudo precisa de dar certo, porque assim que os servidores estejam submersos, nada de errado por acontecer.

Basta então agora lidar com os eventuais mamíferos treinados para hackear servidores.

PARTILHAR

RESPONDER

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …