Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que no mercado de ações.

Além disso os brinquedos de plástico feitos de tijolos que interligados ganham formas e se transformam em obras de arte são um investimento mais seguro e lucrativo do que o mercado de ações.

Segundo a Bloomberg, um conjunto da Lego dos mais antigos é geralmente revendido on-line por muitas vezes o seu preço original. Por exemplo, um kit Star Wars Darth Revan foi vendido em 2014 por cerca de quatro euros e foi revendido por 28 no eBay um ano depois – um acréscimo de 613%.

Esta foi um das conclusões do estudo. Victoria Dobrynskaya analisou 2.300 conjuntos vendidos de 1987 a 2015 para medir o retorno de preço ao longo do tempo e descobriu que o valor das coleções de Star Wars e Harry Potter batia o valor das ações e títulos de grande capitalização dos EUA, rendendo 11% ao ano.

“O meu filho gosta de brincar com Lego e eu tenho muito disso em casa. A certa altura, pensei: talvez tenha uma carteira de investimentos pronta?”, questionou a autora do estudo.

Para determinar o retorno médio anual de Lego, Dobrynskaya recolheu o preço inicial de 2000 brinquedos lançados entre 1981 e 2014 e o custo no mercado secundário em 2015. Além disso teve em conta, além do preço, os fatores de risco como valor, volatilidade e tamanho nos modelos.

Os dados mostraram que os conjuntos com relativamente poucas peças, até 113, tiveram um retorno de 22% ao ano, quase 16 pontos percentuais a mais do que os conjuntos com cerca de 860 tijolos em cada. Conjuntos pequenos rendem mais, porque por norma são mais raros do que conjuntos maiores produzidos em massa.

As peça do Batman e do Indiana Jones estão entre os que valorizam mais ao longo do tempo. Os Simpsons é o único tema da Lego que perdeu valor, caindo 3,5% em média, explica o Diário de Notícias.

A valorização de mais de 2000% fazem das peças de Lego um dos melhores investimentos do mundo. Em 2015 a valorização ficou muito acima do retorno médio inferior a 10% registado pelo ouro e das perdas acumuladas do petróleo, por exemplo. Nesse ano, a edição de colecionador da Millenium Falcon de Star Wars, lançada em 2007, que custava nas lojas cerca de 460 euros foi vendida por 3680 euros.

Foi nesse anos que foi criada uma página na Internet dedicada à consulta dos valores de várias peças e conjuntos da marca de brinquedos, bem como uma bolsa própria, que calcula o valor de vários artigos Lego e dá uma ideia aos colecionadores do preço que devem pagar e quanto podem ganhar caso estejam interessados em vender a sua coleção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …

Sete detidos em megaoperação policial em Viana do Castelo e no Porto

A PSP deteve, esta terça-feira, sete homens, com idades entre os 20 e os 30 anos, todos do concelho de Viana do Castelo, apreendeu “droga diversa” e material ligado ao tráfico e consumo de estupefacientes. Em …

China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados Unidos na região. Esta terça-feira, a China acusou os Estados Unidos de …

45% da população ativa da Madeira está em lay-off ou no desemprego

A pandemia de covid-19 teve efeitos desastrosos no turismo e no mercado laboral da Região Autónoma da Madeira. No arquipélago, um terço da população ativa está em lay-off e o desemprego subiu 10% face a …

Líder da oposição da Nova Zelândia demite-se. "Tornou-se insustentável em termos de saúde"

O chefe da oposição da Nova Zelândia, Todd Muller, está demissionário, deixando o Partido Nacional sem liderança antes das eleições legislativas em que o centro-direita tem de defrontar a primeira-ministra Jacinda Ardern. Através de um breve comunicado, …

Costa sai de Haia sem promessas e deixa achega ao primeiro-ministro holandês

"Ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema", disse António Costa após a reunião com o primeiro-ministro holandês sobre o plano de recuperação europeu. O primeiro-ministro, António Costa, disse esta segunda-feira …

Deputados do PS foram os mais faltosos. Iniciativa Liberal com zero faltas

A esquerda lidera o absentismo parlamentar nesta primeira sessão legislativa da XIV legislatura, prestes a terminar. De acordo com uma contabilização do Diário de Notícias, os deputados do PS foram os que mais faltaram aos 75 …

Telemóvel de líder catalão terá sido espiado por software governamental (e não foi o único)

O telemóvel do independentista Roger Torrent, presidente do parlamento da região espanhola da Catalunha, terá sido atacado por um software de espionagem exclusivo dos Governos. De acordo com uma investigação conjunta do jornal espanhol El País …

Papagaio bate 21 estudantes de Harvard num jogo clássico de memória

Griffin, um papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus), bateu 21 estudantes da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, num clássico jogo de memória, revela um novo estudo. Esta espécie, recorda o portal Live Science que avança …