Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que no mercado de ações.

Além disso os brinquedos de plástico feitos de tijolos que interligados ganham formas e se transformam em obras de arte são um investimento mais seguro e lucrativo do que o mercado de ações.

Segundo a Bloomberg, um conjunto da Lego dos mais antigos é geralmente revendido on-line por muitas vezes o seu preço original. Por exemplo, um kit Star Wars Darth Revan foi vendido em 2014 por cerca de quatro euros e foi revendido por 28 no eBay um ano depois – um acréscimo de 613%.

Esta foi um das conclusões do estudo. Victoria Dobrynskaya analisou 2.300 conjuntos vendidos de 1987 a 2015 para medir o retorno de preço ao longo do tempo e descobriu que o valor das coleções de Star Wars e Harry Potter batia o valor das ações e títulos de grande capitalização dos EUA, rendendo 11% ao ano.

“O meu filho gosta de brincar com Lego e eu tenho muito disso em casa. A certa altura, pensei: talvez tenha uma carteira de investimentos pronta?”, questionou a autora do estudo.

Para determinar o retorno médio anual de Lego, Dobrynskaya recolheu o preço inicial de 2000 brinquedos lançados entre 1981 e 2014 e o custo no mercado secundário em 2015. Além disso teve em conta, além do preço, os fatores de risco como valor, volatilidade e tamanho nos modelos.

Os dados mostraram que os conjuntos com relativamente poucas peças, até 113, tiveram um retorno de 22% ao ano, quase 16 pontos percentuais a mais do que os conjuntos com cerca de 860 tijolos em cada. Conjuntos pequenos rendem mais, porque por norma são mais raros do que conjuntos maiores produzidos em massa.

As peça do Batman e do Indiana Jones estão entre os que valorizam mais ao longo do tempo. Os Simpsons é o único tema da Lego que perdeu valor, caindo 3,5% em média, explica o Diário de Notícias.

A valorização de mais de 2000% fazem das peças de Lego um dos melhores investimentos do mundo. Em 2015 a valorização ficou muito acima do retorno médio inferior a 10% registado pelo ouro e das perdas acumuladas do petróleo, por exemplo. Nesse ano, a edição de colecionador da Millenium Falcon de Star Wars, lançada em 2007, que custava nas lojas cerca de 460 euros foi vendida por 3680 euros.

Foi nesse anos que foi criada uma página na Internet dedicada à consulta dos valores de várias peças e conjuntos da marca de brinquedos, bem como uma bolsa própria, que calcula o valor de vários artigos Lego e dá uma ideia aos colecionadores do preço que devem pagar e quanto podem ganhar caso estejam interessados em vender a sua coleção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, António Costa tentou de tudo: desde sensibilizar o líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos ao uso dos benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira para …