Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que no mercado de ações.

Além disso os brinquedos de plástico feitos de tijolos que interligados ganham formas e se transformam em obras de arte são um investimento mais seguro e lucrativo do que o mercado de ações.

Segundo a Bloomberg, um conjunto da Lego dos mais antigos é geralmente revendido on-line por muitas vezes o seu preço original. Por exemplo, um kit Star Wars Darth Revan foi vendido em 2014 por cerca de quatro euros e foi revendido por 28 no eBay um ano depois – um acréscimo de 613%.

Esta foi um das conclusões do estudo. Victoria Dobrynskaya analisou 2.300 conjuntos vendidos de 1987 a 2015 para medir o retorno de preço ao longo do tempo e descobriu que o valor das coleções de Star Wars e Harry Potter batia o valor das ações e títulos de grande capitalização dos EUA, rendendo 11% ao ano.

“O meu filho gosta de brincar com Lego e eu tenho muito disso em casa. A certa altura, pensei: talvez tenha uma carteira de investimentos pronta?”, questionou a autora do estudo.

Para determinar o retorno médio anual de Lego, Dobrynskaya recolheu o preço inicial de 2000 brinquedos lançados entre 1981 e 2014 e o custo no mercado secundário em 2015. Além disso teve em conta, além do preço, os fatores de risco como valor, volatilidade e tamanho nos modelos.

Os dados mostraram que os conjuntos com relativamente poucas peças, até 113, tiveram um retorno de 22% ao ano, quase 16 pontos percentuais a mais do que os conjuntos com cerca de 860 tijolos em cada. Conjuntos pequenos rendem mais, porque por norma são mais raros do que conjuntos maiores produzidos em massa.

As peça do Batman e do Indiana Jones estão entre os que valorizam mais ao longo do tempo. Os Simpsons é o único tema da Lego que perdeu valor, caindo 3,5% em média, explica o Diário de Notícias.

A valorização de mais de 2000% fazem das peças de Lego um dos melhores investimentos do mundo. Em 2015 a valorização ficou muito acima do retorno médio inferior a 10% registado pelo ouro e das perdas acumuladas do petróleo, por exemplo. Nesse ano, a edição de colecionador da Millenium Falcon de Star Wars, lançada em 2007, que custava nas lojas cerca de 460 euros foi vendida por 3680 euros.

Foi nesse anos que foi criada uma página na Internet dedicada à consulta dos valores de várias peças e conjuntos da marca de brinquedos, bem como uma bolsa própria, que calcula o valor de vários artigos Lego e dá uma ideia aos colecionadores do preço que devem pagar e quanto podem ganhar caso estejam interessados em vender a sua coleção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …