Uma peça perdida de Stonehenge foi recuperada depois de desaparecer misteriosamente

Em 1958, uma pedra de Stonehenge desapareceu sem deixar rasto durante um trabalho arqueológico no monumento pré-histórico famoso. Mas, agora, está de volta.

Depois de várias décadas, a peça que faltava – um “núcleo” de pedra cilíndrica e estreita – foi encontrada. Agora que o núcleo foi devolvido ao seu lugar na coleção de artefactos do English Heritage, os arqueólogos esperam que o núcleo de pedra forneça alguns insights inestimáveis sobre a história do local único do Neolítico – e talvez até mesmo descubra a origem das grandes pedras que formam os seus trilitos.

Três núcleos desapareceram quando os arqueólogos começaram a reerguer um dos trilitos caídos do Henge, uma estrutura distinta composta de duas grandes pedras verticais com uma terceira pedra horizontalmente na parte superior. Para fixar e reforçar a estrutura, foram perfurados três buracos de 32 milímetros da pedra e foram inseridos hastes de metal, que produziram três longos cilindros de pedra.

Uma das pessoas que trabalhava neste projeto foi Robert Phillips, do negócio de corte de diamantes Van Moppes. Phillips conseguiu colocar as mãos num dos núcleos cilíndricos, que ocupou um lugar de destaque no seu escritório durante muitos anos.

Em 1976, deixou o seu emprego na Van Moppes e emigrou para os EUA, onde ocupou, acompanhado do núcleo de Stonehenge, vários postos em todo o país, de Nova Iorque e Chicago à Califórnia e Florida. Na véspera do seu 90º aniversário, Robert decidiu que era hora de colocar a sua lembrança favorita aos cuidados do English Heritage.

“O nosso pai sempre se interessou pela arqueologia e reconheceu a enorme importância da peça do monumento sob os seus cuidados. Foi seu desejo que fosse devolvido a Stonehenge”, disse o filho de Robert, Lewis Phillips, em comunicado. “Estamos todos encantados que o núcleo tenha voltado para casa, particularmente porque agora está a ser usado para futuras investigações importantes”.

No entanto, os outros dois núcleos permanecem à solta. “Os outros dois núcleos de Stonehenge ainda podem estar por aí em algum lugar e, se alguém tiver alguma informação, adoraríamos ouvi-los”, disse Heather Sebire, curadora do English Heritage.

Os arqueólogos estão certos de que os arenitos menores de Stonehenge foram trazidos das colinas de Preseli, no sudoeste do País de Gales – quase 300 quilómetros de distância do megálito – com base na análise da rocha. No entanto, é ainda desconhecida a origem dos maiores blocos. Agora, equipados com os núcleos bem preservados, os investigadores esperam obter uma visão mais detalhada do “ADN” de Stonehenge.

ZAP ZAP // IFL Science

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …