Pé ante pé dragão já é um dos líderes

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Porto já é um dos líderes. Após o empate do Benfica na sexta-feira com o Farense e a derrota do Sporting este sábado em Guimarães, o “dragão” recebeu o Casa Pia, viveu uma noite tranquila e venceu por 3-1, atingindo os 31 pontos, os mesmos do Sporting e mais um que o Benfica e dois que o Braga.

Tudo embrulhado no topo da tabela e, na próxima jornada, a 14ª, há um Braga-Benfica e um Sporting-Porto. Liga ao rubro.

Sem grandes surpresas o Porto assumiu desde logo as rédeas do jogo e as despesas de ataque, chegando ao 1-0 bem cedo, por Evanilson (12′), a concluir após belo passe de Stephen Eustaquio.

Os “dragões” trocavam a bola como queriam no meio-campo do Casa Pia, que não pressionava e praticamente não registava acções defensivas no meio-campo portista, com apenas uma até à meia-hora e só mais perto do descanso realizando quatro.

O melhor ao intervalo era Eustaquio, com um GoalPoint Rating de 6.8. O médio fez a assistência para o tento de Evanilson e somou três acções defensivas no meio-campo contrário.

O segundo tempo começou praticamente com o 2-0. Canto de João Mendes da direita e Zé Pedro, nas alturas, cabeceou com sucesso.

Duas das surpresas no “onze” a fazerem funcionar o marcador. Os “gansos” reagiram, pegaram mais no jogo e, aos 66 minutos, Clayton, solto na área, rematou com estrondo ao poste direito da baliza de Diogo Costa.

Essa reacção durou pouco. A qualidade casapiense no ataque era escassa, os “azuis-e-brancos” controlavam como queriam o encontro e Pepe ampliou aos 81 minutos, encostando com facilidade após mais uma assistência de Eustaquio.

O melhor que o Casa Pia conseguiu foi reduzir pelo ex-Porto Fernando Andrade, de penálti, a castigar falta de Jorgie Sánchez sobre Jajá no limite da área. Tudo muito junto no topo da tabela antes de uma 14ª jornada escaldante.

Melhor em Campo

Grande jogo de Stephen Eustaquio que, mesmo não dando muito nas vistas, foi fundamental para o triunfo portista. O internacional pelo Canadá terminou com um GoalPoint Rating de 7.9, nota assente, sobretudo, nas duas assistências que realizou.

Eustaquio somou cinco passes para finalização, três passes super progressivos, completou duas de três tentativas de drible e assinou quatro acções defensivas no meio-campo contrário. De negativo os três dribles consentidos, dois no primeiro terço.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.