O PCP também não quer casar com Costa

Paulo Cunha / Lusa

O presidente do Grupo Parlamentar do PCP, João Oliveira

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro rejeitou uma coligação formal com os partidos à sua esquerda. Agora, foi a vez de o líder parlamentar comunista, João Oliveira, deixar claro que o PCP não quer casar com António Costa.

João Oliveira, líder parlamentar do Partido Comunista, foi menos romântico nas palavras que proferiu em resposta às declarações de António Costa, na entrevista que deu na última segunda-feira à noite, à TVI.

“Para nós, a integração do Governo não é uma questão deste ou daquele lugar; é uma questão de saber que política é que o Governo faz, para saber se o PCP poderia ou não integrar um governo”, respondeu o líder da bancada parlamentar comunista, nas jornadas parlamentares do partido, que decorrem em Santarém.

“Para haver condições para que o PCP integre um governo tem de haver, à partida, a definição de uma política que corresponda aos anseios dos trabalhadores, que dê resposta aos problemas estruturais do país e que, rompendo com a política de direita, abra uma perspetiva de desenvolvimento e progresso do nosso país”, continuou.

No fundo, para que o PCP case com o Governo, seria preciso que houvesse um acordo pré-nupcial. No entanto, o Partido Comunista conhece bem demais o PS para saber que os socialistas não cumpririam os compromissos que os comunistas exigem. “Reconhecemos que, com as opções que o PS faz e com os compromissos a que continua amarrado, isso é muito difícil de acontecer.”

Assim, escreve o jornal Público, se a convergência a que conseguiram chegar em 2015 não foi o suficiente para consumar um casamento, não será agora que a cerimónia irá acontecer, quando estão praticamente esgotadas as razões que os juntaram: tirar a direita do poder e repor direitos e rendimentos.

“Eu julgo que essas diferenças e essas divergências vão ficando mais claras ao longo do tempo sempre que, propondo nós soluções para os problemas do país, as opções do PS impedem isso”, proferiu João Oliveira, confirmando o desgaste da relação entre os dois partidos.

“Em matéria de legislação laboral, investimento público, controlo público dos setores estratégicos – são opções que o PS faz que limitam e impedem a resposta aos problemas do país, clarificam posicionamento sobre essas questões”, continuou o líder parlamentar.

Para João Oliveira, o importante é que cada um assuma “as responsabilidades que entende que deve assumir”, que cada um faça “as opções que entende que deve fazer”. “São sobretudo os portugueses que têm de fazer uma apreciação do posicionamento que cada assume e da perspetiva que cada um tem para o país”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. No fundo… também não seria possível. Em que igreja é que estes 3 se iriam casar? Eu não conheço nenhum padre que os case aos 3. O melhor é continuarem a viver em união de facto.

  2. Pois………
    Mas não teve problema em se aliar ao PSD/CDS/BE para chumbar o PEC IV e fazer vir a TROIKA.
    Não nos devemos esquecer que foram os causadores de termos a TROIKA. É verdade que o País estava com problemas financeiros, mas senão fosse o chumbo do PEC IV, teriamos ajuda como tiveram outros países , por exemplo a ESPANHA que não teve TROIKA
    É bom lembrar

    • O país estava com problemas financeiros? Em 2002 já estava no pântano, depois de 7 (sete) anos de “socialismo”. Em 2003 já andava tudo de tanga. Eu bem sei quanto essa canalha de roubou!!!

      • Sabes?!
        Então dá uma ajudinha ao MP, que parece que está com dificuldades na acusação!
        Estou mesmo a falar a sério!!

        • Depois de terem corrido com a procuradora e com o Juiz, é possível que estejam com dificuldades na acusação. Era isso mesmo que a corja queria??

  3. Está tudo a empurrar Rui Rio e Costa para o Centrão !
    Coitadinha da Catarina que já estava a arranjar toilette para ser ministra…

RESPONDER

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …

Emirados Árabes "empurram" Isabel dos Santos para fora do Dubai

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos "o desejo" de que esta abandone "tão cedo quanto possível" o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido …

Ex-gestor do Grupo Espírito Santo vai ser julgado nos EUA. Pena pode chegar aos 65 anos

Paulo Murta vai ser julgado por um tribunal norte-americano após a sua extradição ter sido autorizada. Caso seja condenado, a sua pena pode chegar aos 65 anos. Paulo Murta, antigo gestor do Grupo Espírito Santo (GES) …